Qual o melhor antibiótico para tratar DST?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para tratar esta infecção, normalmente é usado o antibiótico Metronidazol, seguindo o esquema:

  • Metronidazol 400 mg, 5 comprimidos em dose única;
  • Metronidazol 250 mg, 2 comprimidos de 12/12h por 7 dias.

No caso da infecção sexualmente transmissível (IST), o tratamento com amoxicilina costuma ser de curta duração, com administração de dose única de 3 g.

Para tratar esta infecção, normalmente é usado o antibiótico Metronidazol, seguindo o esquema:

  • Metronidazol 400 mg, 5 comprimidos em dose única;
  • Metronidazol 250 mg, 2 comprimidos de 12/12h por 7 dias.

Para as DST's que não possuem cura, é feito o acompanhamento e tratamento dos sintomas. Mulheres devem fazer anualmente o exame ginecológico. É imprescindível que as pessoas falem sobre o tema e façam a prevenção através do uso do preservativo. Por mais que as DST's tenham cura, elas não podem ser ignoradas.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia. Nos tratamentos com mais de um dia de duração, deve-se procurar tomar o antibiótico mais ou menos na mesma hora sempre. Se houver esquecimento, tome o comprimido assim que possível; se já estiver próximo da próxima dose, não é preciso tomar dois comprimidos.

Tratamento de outras infecções em adultos: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 500 mg, por dia, tomado sempre no mesmo horário, durante 3 dias, o que corresponde a uma dose total de 1500 mg em 3 dias de tratamento, conforme recomendação médica.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

Aids. Conhecida como Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV e compromete o funcionamento do sistema imunológico.

Normalmente é indicado pelo médico o uso de pomadas do tipo antimicótica e anti verrucosa, como o Podofilox, ou Imiquimode, e medicamentos que auxiliam o fortalecimento do sistema imune, além da realização de cauterização para eliminar as verrugas.

O principal uso do exame sorológico é para indicar se o organismo já teve contato com algum dos determinados agente infeccioso, como: sífilis, clamídia, herpes, HIV, hepatite e vários outros.

Quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis e como se prevenir?

  1. AIDS. ...
  2. Cancro mole. ...
  3. Candidíase. ...
  4. Gonorreia e clamídia. ...
  5. HPV. ...
  6. Sífilis.

Algumas DST são mais contagiosas que outras. O risco de contaminação com uma única relação sexual vaginal é muito maior para doenças como hepatite B, gonorreia e clamídia do que para HIV, sífilis e HPV, por exemplo. O sexo oral é a forma com menor taxa de transmissão, porém ela não é isenta de riscos.

- Lavar as partes íntimas na pia do banheiro; - Ter papel higiênico à mão; - Limpar com lenços humedecidas (livres de perfumes e desinfetantes para não irritar o danificar a pele já que é uma zona mais sensível); - Trocar os lençóis para eliminar todos os resíduos de sêmen e fluídos vaginais.

O fluconazol é hoje o antifúngico mais usado no Brasil, porque grande parte dos fungos continua sensível a ele, completa a infectologista Dania Abdel Rahman, coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin (HAS).

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as seguintes bactérias: Streptococcus spp. Enterococcus spp. Haemophilus influenzae.

Depende do tipo de infecção e da bactéria que está provocando. Os dois podem ser usados para alguns tipos de infecção respiratória. Em geral, a azitromicina é mais usada.

A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato ...

O tratamento intravenoso deve ser seguido por Azitromicina Di-Hidratada, via oral, em dose única diária de 500 mg até completar um ciclo terapêutico de 7 a 10 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.