Qual o melhor antibiótico para piometra?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O tipo de tratamento medicamentoso mais utilizado é Cefalexina, Ceftriaxona e Ceftiofur, embora a Cefalexina seja resistente para os microrganismos, em alguns casos.

Se identificada no início, a piometra pode ser tratada com antibióticos e drenagem uterina. Especialmente se a fêmea possuir um alto valor reprodutivo. O problema é que nem sempre o tratamento medicamentoso é suficiente para rever o quadro.

Cachorro com corrimento branco - A piometra em cadelas é o principal quadro ligado ao corrimento branco. É uma infecção uterina que acontece com mais frequência em cadelas não castradas, apresentando um forte odor e que, geralmente, ocorre após o cio.

As fêmeas com a doença têm falta de apetite, dor e aumento do volume abdominal, fraqueza, febre, aumento no consumo de água, excesso de xixi e secreção – no caso da piometra aberta. Conforme a doença avança, os sintomas podem piorar e levar até mesmo à perda de consciência.

Inflamação no Colo do Útero

  • Lacto-Vagin frasco com 150mL de solução de uso vaginal. Similar. Sem Ofertas. ...
  • Gyno Iruxol 0,6UI/g + 10m/g, caixa com 1 bisnaga com 30g de pomada de uso vaginal + 6 aplicadores. Similar. ...
  • Clostemin Creme Vaginal 5mg/g + 5mg/g, caixa com 1 bisnaga com 40g de creme de uso vaginal + aplicadores. Similar.

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

Pode dar cefalexina 250 mg humana para cães? Cachorro pode tomar cefalexina humana. Contudo, nesse caso a dosagem será tão pequena que a melhor opção é administrar o próprio medicamento veterinário. Lembre-se de que somente um profissional poderá estipular a quantidade e a frequência corretas.

O melhor método de diagnosticar a piometra é através do ultra-som e raio-x abdominais, onde é visto o acumulo de liquido uterino (BIGLIARDI,2004).

r$ 1848

Cirurgia Piometra + anest + internação = r$ 1848.

Como tratar a cadela com corrimento após cio? O animal precisa ser examinado por um médico-veterinário para que o diagnóstico seja realizado. A vaginite pode ser tratada com antibioticoterapia caso esteja no início e sem complicações.

A piometra fechada é considerada mais perigosa do que a aberta, não só por ser menos “óbvia” para o tutor, mas também pelo alto risco de ruptura uterina e contaminação de toda a cavidade abdominal.

Sinais recorrentes da piometra em cadelas
A piometra aberta, é aquela cuja a cérvix permite a passagem de corrimento vaginal e os cornos uterinos se mostram dilatados. Além disso, as paredes do útero se encontram mais espessas, com hipertrofia e fibrose do miométrio.

Escherichia coli

A pesquisa de Gariglio investiga a bactéria Escherichia coli, principal causadora da piometra, responsável por mais de 90% dos casos da doença.

4) Infecção no útero de cadela: sintomas da piometra

  1. falta de apetite.
  2. fraqueza.
  3. febre.
  4. dor.
  5. aumento de volume abdominal.
  6. secreção vaginal.
  7. sangramento.

“A única forma de prevenção da piometra é a castração precoce das fêmeas quando não há interesse reprodutivo, pois assim as pacientes não sofrerão mais influência do seu ciclo reprodutivo.

O tratamento é cirúrgico, que consiste em tirar os ovários e o útero, tendo que ser realizado o mais rápido possível, pois corre o risco de romper o útero, ter inflamação nos glomérulos e do animal morrer de septicemia.

Muito comum em cadelas com mais de cinco anos de idade e não castradas, a piometra é uma doença grave e que se não for rapidamente tratada, pode levar até à morte.