Qual o melhor antibiótico para intoxicação alimentar?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.

Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre. Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Caso você tenha dores ou cólicas decorrentes da intoxicação, o uso de Buscopan pode ser recomendado pelo seu médico. É especialista em dor na barriga porque possui o ativo que alivia as contrações na barriga: butilbrometo de escopolamina.

São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.

Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Em casos de intoxicação alimentar grave, a diarreia persiste por mais de três dias. Outro indicador preocupante é a presença de sangue nas fezes. Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar.

, aponta os 10 principais vilões de lá nessa ordem: ovo, atum, ostra, batata, queijo, sorvete, tomate, brotos e frutas vermelhas. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Para todos os casos de intoxicação alimentar, é importante buscar atendimento médico. Os sintomas podem começar após algumas horas, alguns dias ou até mesmo semanas – apensar de ser menos comum – da infecção.

banana; cenoura e batata cozidas; arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras; frango grelhado ou cozido.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

Dentre os principais sintomas estão:

  1. Náuseas;
  2. Febre e calafrios;
  3. Vômitos;
  4. Diarreia;
  5. Cólica;
  6. Dor nos músculos – principalmente na região abdominal;
  7. Perda de apetite;
  8. Mal-estar.

– Não consuma alimentos que pareçam deteriorados ou com cor, sabor ou aroma alterados; – Não consuma também alimentos fora do prazo de validade; – Lave e desinfete superfícies que tenham sido contaminadas com vômito e fezes de pessoas doentes com água, sabão e água sanitária.

Os principais agentes causadores são as bactérias Salmonella, Shigella, Escherichia Coli, Staphilococus e Clostridium e os Rotavírus.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

A azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, usado frequentemente no tratamento das infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas.

Ciprofloxacino: 15 mg/kg a cada 12 horas, via oral, por 3 dias. Ceftriaxona: 50 a 100mg/kg, intramuscular, uma vez ao dia, por 2 a 5 dias, como alternativa.

A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato ...

O Ministério da Saúde preconiza que, na vigência de certeza de uma intoxicação alimentar cursando com diarreia aguda, estão contraindicados antieméticos e antipiréticos.

Em caso de intoxicação, é fundamental que a pessoa não beba leite e derivados, alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerante, já que a cafeína estimula o funcionamento do intestino e pioram o intestino em vez de melhorar, e não comam comidas gordurosas.

Os remédios mais tradicionais, que aliviam os sintomas e não prejudicam o organismo, são os antiespasmódicos (como Buscopan e Hioscina), que diminuem as dores, e os antieméticos (Dramin e Plasil, entre outros), que combatem as náuseas. Eles sempre devem ser usados sob orientação médica.