Qual o melhor antibiótico para infecção urinária resistente?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para conhecimento, alguns dos antibióticos mais comuns de serem prescritos para infecção urinária são:

  • Nitrofurantoína (Macrodantina);
  • Fosfomicina (Monuril) que é um remédio para infecção urinária de dose única;
  • Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim ou Bactrim F);
  • Fluoroquinolonas, como ciprofloxacino ou levofloxacino;

Principais métodos de tratamento de infecção urinária

  • Cefalexina (Keflex);
  • Ceftriaxona;
  • Trimetoprim / sulfametoxazol (Bactrim, Septra, outros);
  • Fosfomicina (Monurol);
  • Nitrofurantoína (Macrodantina, Macrobid).

A Escherichia coli é um importante agente causador de ITU em pacientes hospitalizados em UTI. Esta bactéria apresenta altas taxas de resistência aos antimicrobianos, como quinolonas e beta-lactâmicos, além de apresentar importantes mecanismos de resistência, como produção de ESBL.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

O tratamento para a infecção urinária, seja ela recorrente ou não, em geral se dá por meio do uso de antibióticos. A conduta terapêutica nos casos de infecção de repetição deve ser avaliada pelo urologista, de acordo com o histórico de cada paciente e os medicamentos que já foram adotados em outras ocasiões.

A infecção urinária de repetição afeta principalmente as mulheres e não costuma estar relacionada a nenhum problema anatômico identificado no trato urinário. Já em pacientes do sexo masculino, apesar de rara, pode sim ter relação direta com problemas estruturais nas vias urinárias.

Dentre eles, destacam-se a baixa ingestão de líquidos, intervalo prolongado entre as micções, esvaziamento incompleto da bexiga, alterações anatômicas do trato urinário, constipação intestinal, litíase urinária, diabetes descompensado, alterações imunológicas, dentre outros.

Existem algumas hipóteses. A primeira é que o antibiótico não esteja sendo efetivo para aquela bactéria. Um segunda é que seja uma amigdalite viral, onde nenhum antibiótico terá efeito.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos.

O antibiótico mais comumente recomendado é rifaximina.

A Ceftriaxona injetável é indicada no combate de infecções provocadas por microrganismos gram-positivos e gram-negativos susceptíveis, como infecções urinárias, respiratórias, abdominais, da pele e tecidos moles, dos ossos ou articulações, renais e do trato urinário, faringites, otite média e amigdalites, sinusites e ...

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Nos casos de infecção pela bactéria Escherichia Coli é comum que seja feita a intervenção com o uso de antibióticos. Além disso, existem medicações analgésicas para o alívio dos sintomas.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.