Qual o melhor antibiótico para infecção e inflamação?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Conheça os nomes dos 5 antibióticos mais usados para o tratamento de infecções.

  • Azitromicina. Age impedindo que as bactérias cresçam e se reproduzam, além disso ajuda em sua resultando na sua eliminação. ...
  • Cefalexina. Age destruindo as bactérias que causam a infecção. ...
  • Ciprofloxacino. ...
  • Tetraciclina.

Alguns dos antibióticos utilizados são: penicilina, estreptomicina, tetraciclina. Já os vírus são tratados com medicamentos exclusivos chamados antivirais. Os anti-inflamatórios são utilizados para a eliminação de algum edema ou inchaço causado por uma doença, trauma ou agressão sofrida, alergia e queimaduras.

Antibióticos e anti-inflamatórios têm mecanismos de ação diferentes e estão indicados para tratar diferentes problemas. O antibiótico é utilizado no tratamento das infecções enquanto o anti-inflamatório, como o próprio nome diz, é indicado para tratar inflamações.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE).
Trata-se de um princípio ativo que age contra inflamações não tão intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas.

Os anti-inflamatórios não combatem infecções! Já os antibióticos não são anti-inflamatórios, nem analgésicos, pelo menos não diretamente. São drogas com o objetivo específico de impedir o crescimento de bactérias em nosso organismo. Existem muitos tipos diferentes, pois existem muitos tipos de bactérias diferentes.

A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato ...

A amoxicilina trata-se de um antibiótico, ja a nimesulida é um antiinflamatório. Associação comum, pois um trata a infecção e outro a inflamação.

Anti-inflamatórios
Em geral um medicamento não prejudica o efeito do outro, porém, a união do antibiótico com o anti-inflamatório pode cair como uma verdadeira bomba no estômago, causando problemas gástricos e fortes dores estomacais.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.