Qual o melhor antibiótico para epididimite?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Doxiciclina 100 mg, de 12/12 h, por 10 dias.

Caso a epididimite seja tratada incorretamente ou negligenciada, a doença pode se tornar crônica, provocando dores constantes e exigindo cuidados especiais. Uma das consequências da doença é a redução da fertilidade, portanto todo o cuidado deve ser tomado quando forem percebidos sintomas.

A dor pode ser intensa e algumas vezes irradiada para o abdome. Na epididimite bacteriana, o paciente também pode apresentar febre, náuseas, ou sintomas urinários. Pode haver secreção uretral se a causa for uretrite.

Como tratamento sintomático, pode-se indicar paracetamol 500 a 1000 mg, até de 6/6 horas, ou anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno 600 mg, até de 8/8 horas.

O tratamento dura 3 dias nas mulheres e 7 dias nos homens. Pielonefrite: 500 mg de 12/12 horas por 7 a 14 dias. Nas formas graves, a via intravenosa é a mais indicada. Prostatite aguda: 500 mg de 12/12 horas por 4 a 6 semanas.

Os tratamentos de epididimite normalmente incluem:

  1. Antibióticos;
  2. Analgésicos;
  3. medicação anti-inflamatória ;
  4. descanso;
  5. Aplicação de compressas frias no escroto;
  6. elevação do escroto;
  7. utilização de um suporte de atletismo;
  8. abster-se de relações sexuais durante o período do tratamento.

Repouso geral, repouso sexual e suspensório escrotal são prescritos, além de analgésicos e anti-inflamatórios para tratar a dor local. Nos casos de orquiepididimite bacteriana, há o uso de antibióticos. Caso a infecção seja causada por DSTs, a parceira sexual também deverá ser tratada.

Causas da orquite
Constam, ainda, dessa lista: traumatismos (pancadas, chutes) na bolsa escrotal, infecções por vírus e bactérias, no trato urinário, por ISTs (como clamídia, gonorreia e sífilis), brucelose e tuberculose e a torção do testículo.

A epididimite e a orquiepididimite são diagnosticadas por exame físico, exame de urina e, às vezes, por ultrassonografia com Doppler. O tratamento inclui antibióticos por via oral, repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto.

A epididimite crônica pode surgir como consequência da bactéria Mycobacterium tuberculosis, responsável pela maioria dos casos de tuberculose, provocando a formação de pequenos nódulos inflamatórios.

Todo o processo dura cerca de três meses para tratar completamente a doença.

Causas. A epididimite é uma condição causada mais frequentemente por uma infecção bacteriana. Dentre as principais causas estão: infecção do trato urinário, relações sexuais desprotegidas, uretrite, prostatite e tuberculose. Outras causas incluem ainda infecções virais (como a caxumba), anomalias genitais.

A infecção é geralmente causada por uma infecção bacteriana ou uma doença sexualmente transmissível (DST). A epididimite (ou epidídimo-orquite) pode ser aguda, com início súbito e intenso dos sintomas, ou pode ser crônica, com um quadro mais de incômodo ou dor leve testicular, com duração de pelo menos 6 semanas.

Anti-inflamatórios costumam ser indicados. Além disso, repouso e compressas geladas costumam fazer diferença. Em ocorrências mais graves, será preciso realizar uma cirurgia para a remoção dos testículos. Diante disso, quanto mais rápida a descoberta da doença, mais eficaz é a intervenção médica.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Quanto tempo ciprofloxacino demora para fazer efeito? O medicamento oral age de meia hora até duas horas e meia depois da ingestão. “Na forma intravenosa é muito semelhante. O impacto na infecção deve ser melhor observado com 48 horas após o início de uso”, explica Marina.

“O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.