Qual o melhor antibiótico para catarro na garganta?

Perguntado por: oamorim6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

A dose de amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são: Adultos e crianças acima de 40 kg: a dose recomendada é de 250 a 500 mg via oral, 3 vezes ao dia.

Caso ele apresente febre, chiado e/ou dificuldade para respirar, além de tosse com catarro, é recomendado procurar o atendimento médico com urgência.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

Quando o ar está mais seco, a mucosa do nariz e da garganta tendem a perder umidade, e a garganta tende a ficar mais irritada, e o muco mais grosso, levando a sensação de catarro na garganta constante ou catarro preso na garganta, além de tosse seca, pigarro ou até rouquidão.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

CONCLUSÕES: Em adultos com sinusite aguda, um curso de 3 dias de Azitromicina foi tão eficaz e bem tolerada como um curso de 10 dias de ácido clavulânico/amoxicilina. Um regime de dose significativamente mais simples e mais rápido efeito clínico foram as vantagens de Azitromicina.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A Azitromicina é um antibiótico que pode ser usado quando há sinais e sintomas sugestivos de uma infecção bacteriana. Se a sua garganta estiver só inflamada, sem sinais de infecção, não há indicação do uso, a princípio. Não se automedique. Consulte seu médico para receber o tratamento mais adequado!

Veja 7 opções para se livrar do catarro

  • Xarope Melagrião – Catarinense. O Melagrião é um xarope expectorante fitoterápico composto com mel e guaco. ...
  • Xarope de Guaco – Herbarium. ...
  • Xarope Fluimucil – Zambon. ...
  • Xarope Vick Mel – P&G. ...
  • Sedavan Xarope – Divcon. ...
  • Phitoss Xarope – Brasterápica. ...
  • Stodal Xarope – Boiron.

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as seguintes bactérias: Streptococcus spp. Enterococcus spp. Haemophilus influenzae.

Azitromicina Di-Hidratada é indicado em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite.

Pigarro, gosto ruim na boca e sensação de algo preso ao engolir podem ser sinais de que você está com catarro constante na garganta. Essa condição, na realidade, significa que há excesso de muco nasal sendo produzido e ele escorre para a faringe.

Sim, mas não sozinha, normalmente associada a outro sintoma.

Xaropes para tosse com catarro

  • Bromexina (Bisolvon, Pulmed);
  • Ambroxol (Mucosolvan);
  • Carbocisteína (Mucofan);
  • Acetilcisteína (Fluimucil);
  • Guaifenesina (Transpulmin);
  • Guaifenesina + bromidrato de dextrometorfano monoidratado (Xarope E44).

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.