Qual o melhor antibiótico para bartolinite?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica. O procedimento, realizado com anestesia local, consiste em uma pequena incisão para a remoção do líquido acumulado.

Tratamento: Os banhos de assento mornos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea.

O tratamento da bartolinite depende da gravidade dos sintomas e da presença ou ausência de infecção. Os casos leves, medidas conservadoras, como banhos de assento mornos e compressas quentes, podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a drenagem do fluido.

A bartolinite é uma condição relativamente rara, mas pode ser bastante desconfortável. É mais comumente causada por uma infecção local, mas também pode ser desencadeada por um trauma, um tumor ou uma irritação na área da vulva.

Quais são as causas da bartolinite? A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica.

Se a infecção da glândula de Bartholin for pequena e apresentar poucas dores no local, o médico especialista poderá recomendar banhos de assento, de 15 minutos, cerca de 3 vezes por semana e uso de antibiótico. Essa prática estimulará a drenagem espontânea do conteúdo infectado ( saída de pus).

Nestas circunstâncias, recomenda-se abstinência sexual e analgesia com fármacos como ibuprofeno 400mg, 8/8h. Se o quisto estiver infectado, poderá abrir-se espontaneamente e drenar, levando a alívio da dor.

Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias. Se o cisto crescer muito e estiver causando algum desconforto, seja físico ou estético, ele pode ser drenado através de uma pequena incisão.

“A gente sempre pensa em duas principais: clamídia ou gonorreia. No entanto, a transmissão não se dá apenas via sexual”. Assim, um trauma na região ou até quando a imunidade está baixa podem ocasionar a bartolinite”, completa a ginecologista.

“Embora possa causar aflição, o cisto é inofensivo e não representa um risco para a saúde, tampouco uma infecção”, tranquiliza o especialista. Contudo, alguns cistos podem ser maiores, o que atrapalha o dia a dia da mulher ao se sentar, usar certos tipos de roupa e ao se relacionar sexualmente.

Cefalexina deve ser administrado por via oral e independente das refeições. Não há estudo de Cefalexina administrado por vias não recomendadas. Portanto, para segurança e eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Os caroços nos grandes lábios podem ter diversas causas, desde pêlos encravados a herpes genital. Mas, se os caroços causarem sintomas como coceira, queimação ou dor, pode ser que o problema seja clínico e precise de tratamento médico.

Só que infecções das glândulas de Skene e Bartholin, localizadas na ppk, podem provocar caroços bem grandes e doloridos. Nesses casos, o tratamento envolve a drenagem do pus presente no interior do caroço e o uso de antibióticos.

Os cistos normalmente são indolores, mas se forem grandes, podem causar sensação de pressão ou dor e interferir com o ato de se sentar, caminhar ou na atividade sexual. Os cistos podem ficar infeccionados, formando um abscesso doloroso. O médico normalmente consegue sentir ou ver o cisto durante um exame pélvico.

Ah, e cuidado para não confundir espinha com Bartolinite! “A espinha é uma inflamação da pele, enquanto a Bartolinite é uma infecção da glândula de Bartholin, localizada na vulva”, alerta a médica.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

O câncer da glândula de Bartholin é facilmente confundido com um cisto (acúmulo de líquido na glândula), retardando o diagnóstico e tratamento corretos.

Sinais e Sintomas: Manifesta-se através de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida.

ardência ao urinar; corrimento uretral com a presença de pus; dor nos testículos.