Qual o melhor antialérgico para sarna?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ivermectina tópica: a loção tópica de ivermectina a 1% em propilenoglicol na dose de 400 mcg/kg é relatada como segura e tão eficaz quanto a ivermectina oral para o tratamento da escabiose em estudos preliminares.

As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos.

Com o uso de medicamentos adequados, a escabiose pode ser curada entre uma e duas semanas. A coceira pode persistir por alguns dias mesmo após a cura.

Não há relatos sobre interações medicamentosas com a ivermectina; no entanto, deve ser administrada com cautela a pacientes em uso de medicamentos que deprimem o Sistema Nervoso Central, como medicamentos para o tratamento de insônia, ansiedade, alguns analgésicos ou mesmo bebidas alcoólicas.

Adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30kg devem tomar um comprimido de loratadina 10mg uma vez por dia. Não se deve administrar mais de um comprimido em um período de 24 horas. Seu médico ou farmacêutico irá informar quando você deve parar de tomar este medicamento.

Imergir a pele em água fria ou aplicar uma toalha molhada sobre áreas irritadas da pele pode minimizar a coceira. Aplicar loções e cremes vendidos em farmácia sem necessidade de prescrição médica para hidratar e aliviar a coceira já mostraram sua eficácia.

Os médicos apresentam o diagnóstico de sarna examinando as áreas afetadas pela coceira e algumas vezes realizando uma raspagem da pele e observando-a ao microscópio. Os tratamentos da sarna incluem a aplicação de permetrina, lindano ou spinosad na pele, além de ivermectina por via oral.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

O sabonete recomendado para tratar sarna é o Sanasar 100mg/g, que é eficaz na eliminação de piolhos, lêndeas e sarna.

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos. Aparecem pequenas pápulas (“bolinhas”) da cor da pele ou acinzentadas com crostas.

O sucesso do tratamento é visto com a resolução das lesões e a cessação do prurido noturno em torno de uma semana.

Qual o tratamento para escabiose (sarna)? A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose [1,2,3,4].

Já o tratamento oral com agentes antiparasitários sistêmicos é baseado, nada mais nada menos, na tão falada: Ivermectina oral: o tratamento de escabiose simples consiste em uma dose de 200 mcg/kg seguida por uma dose repetida após 1 semana. Pode ser usada para adultos e crianças com mais de 5 anos.

A função do medicamento é matar ou paralisar esses organismos para que eles sejam naturalmente expelidos pelo corpo. “É um antiparasitário de primeira linha contra escabiose e a pediculose – a sarna e piolho.