Qual o melhor antialérgico para asma?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma.

Daniel Deheinzelin — A cortisona é o medicamento mais eficaz para controlar a crise de asma, mas deve ser usada criteriosamente, em baixas doses por curto período de tempo.

Alguns procedimentos podem ser:

  1. Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  4. Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

A Loratadina não deve ser usada em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pacientes com asma, insuficiência renal ou hepática e em crianças menores de 2 anos. Este medicamento também não deve ser usado por pessoas que tenham alergias a Loratadina ou algum outro princípio ativo que contenha no medicamento.

O medicamento omalizumabe, indicado para o tratamento de asma alérgica grave não controlada, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Público de Saúde (Conitec) para ser integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).

Não usar o produto
problema respiratório (enfisema, bronquite crônica); pressão intraocular aumentada; hipertireoidismo; doença cardiovascular; hipertensão; paciente com ataque asmático; criança com problema respiratório (bronquite crônica) ou glaucoma; criança com asma, problema hepático ou convulsões.

Os mucolíticos, como bromexina, acetilcisteína e ambroxol, são exemplos de medicamentos que ajudam a aliviar a tosse mucosa. Os medicamentos agem na redução da densidade do muco, eliminando-o com mais facilidade.

Hoje vamos falar sobre as bombinhas de asma, tais como Aerolin, Berotec e Seretide. Elas são indicadas para o tratamento e controle da asma e devem ser usadas segundo as orientações do pneumologista.

AEROLIN 2MG/5ML É UM MEDICAMENTO.

Enquanto a asma provoca falta de ar, chiado, sensação de aperto no peito e tosse, os sintomas mais comuns da rinite alérgica são espirros, obstrução nasal, coriza e coceira no nariz e garganta, além de ardência e olhos lacrimejando.

Corticosteroides. Os corticosteroides bloqueiam a resposta inflamatória do corpo e são excepcionalmente eficazes na redução dos sintomas de asma. Eles são a forma mais potente de medicamentos anti-inflamatórios e têm sido uma parte importante do tratamento da asma há décadas.

Asma alérgica ou asma induzida por alergia é um tipo de asma que é desencadeada ou agravada por alergias. A exposição a alérgenos (por exemplo, pólen, pelos, mofo, etc.) ou irritantes aos quais os pacientes são sensibilizados podem aumentar os sintomas da asma e precipitar exacerbações da asma em pacientes com asma.

A rinite e as reações alérgicas são caracterizadas, principalmente, por coriza, espirro e entupimento nasal. A asma, por sua vez, apresenta falta de ar, chiado no peito e tosse seca.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use este medicamento com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma.

Para esses pacientes exacerbadores, é prescrito o uso de azitromicina na dose de 250mg a 500mg, por via oral, 3 vezes por semana. Apesar de ser um antibiótico, nesta dose a azitromicina desempenha um papel imunomodulador nas vias aéreas e diminui o risco de exacerbações em pacientes com asma grave.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA, que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.

Em dois estudos de 4 semanas em pacientes com rinite alérgica (RA) e asma concomitante, a desloratadina foi eficaz na redução dos sintomas de RA e asma, reduzindo o uso de beta 2-agonista e sem ação adversa sobre o VEF1.

Bricanyl Composto Expectorante deve ser usado como tratamento de manutenção da asma e de outras doenças pulmonares que apresentam broncoespasmo (contração do músculo nas paredes de brônquios e bronquíolos, causando o estreitamento dos mesmos) e secreção.

A dexametasona tem o início de ação semelhante ao da prednisolona, é potente e com a vantagem de uma duração mais longa (meia-vida de 24 a 36h) o que diminui o risco de recaída.

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias. Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.