Qual o melhor anti-inflamatório que não faz mal?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A análise publicada no PLoS Medicine avaliou os medicamentos utilizados em 15 países de diferentes níveis socioeconômicos e descobriu que o diclofenaco é o anti-inflamatório não esteroide mais utilizado em todos eles.

Tanto VIOXX quanto Celebra são antiinflamatórios de última geração. Ambos agem por meio da inibição da cicloxigenase-2 (COX-2), enzima responsável pela dor e pela inflamação, sem afetar a cicloxigenase-1 (COX-1), que protege o revestimento do estômago.

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.

O que se viu que foi que todas as medicações estudadas (naproxeno, ibuprofeno, diclofenaco, celecoxib, etoricoxib, lumiracoxib, rofecoxib) causaram aumento de eventos cardiovasculares. É mais um estudo que corrobora que todos os AINES aumentam o risco cardiovascular dos pctes.

Este estudo proporcionou o conhecimento de que analgésicos comuns, como paracetamol e ibuprofeno são efetivos na redução desta queixa, com menos efeitos adversos em comparação aos opioides.

Em razão dos efeitos gástricos: Os AINES devem ser precedidos pelo uso um protetor gástrico tipo omeprazol ou similar. Não tome o anti-inflamatório com o estômago vazio.

Deltaflan 20mg/g, caixa com 1 bisnaga com 40g de gel de uso dermatológico.

GENGIBRE
O gengibre tem efeitos anti-inflamatórios superiores ao ibuprofeno e é também um antibiótico natural. Ele controla náusea e vômito, dor de cabeça, enxaqueca e ajuda a regular o sistema digestivo. Alivia dores de artrite, osteoporose e muscular, além de estimular o sistema imunológico.

ERVA BALEEIRA (Varronia curassavica) – As principais propriedades da planta erva baleeira são anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, cicatrizante, diurético e laxativo.

Paracetamol – acetaminofeno é o tratamento de primeira linha no tratamento da dor persistente leve no idoso por causa de sua maior segurança em comparação com outros analgésicos, particularmente anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs)21.

Para desinchar, o nutricionista recomenda um protocolo detox de três dias. Durante o período, é necessário buscar alimentos naturais, cortar açúcar e gordura e caprichar na ingestão de líquidos. O nutricionista critica métodos como restrição alimentar, jejum prolongado ou uso de medicamentos.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), hipertensão (pressão alta), prejuízo da função renal, pois desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Descubra seis suplementos anti-inflamatórios encontrados na natureza

  1. Óleo de peixe ômega-3. O óleo de peixe tem dois compostos que podem ajudar a combater a inflamação: o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA) ...
  2. Curcumina. ...
  3. Extrato de chá verde. ...
  4. Spirulina. ...
  5. Extrato de gengibre. ...
  6. Resveratrol.

O excesso de inflamação no corpo pode causar ganho de peso, principalmente na barriga, energia baixa, uma névoa mental, e um sentimento geral de indiferença. Também pode causar fadiga, problemas digestivos, depressão, problemas de sono e dores e incômodos aleatórios.