Qual o melhor anti-inflamatório para dor no ombro?

Perguntado por: rparis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

Em geral, pessoa com tendinite no ombro pode sentir:

  1. Dor intensa no ombro;
  2. Dor no ombro que irradia para o braço;
  3. Dificuldade em levantar o braço;
  4. Dor que piora à noite;
  5. Inchaço;
  6. Vermelhidão e sensação de calor;
  7. Formigamento no ombro.

Aplicar compressas de gelo. Aplicar compressas de gelo no ombro é uma medida eficiente para diminuir a inflamação. O gelo causa a contrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço e aliviando a dor. O ideal é fazer as compressas no local da dor duas ou três vezes ao dia até melhorar.

Qual é o tratamento para tendinite no ombro? A tendinite no ombro é curável e os sintomas podem ser completamente eliminados dentro de um certo período de tempo, que normalmente leva até 6 semanas.

A dor no ombro pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são uso excessivo, falta de uso, entorses, distensões ou dormir de lado. Quando ligada a uma doença ou trauma, pode variar em localização, intensidade e em tipos de tratamento recomendados.

Anti-inflamatório/Relaxante Muscular (12)

  • Beserol (2)
  • Infralax (2)
  • Mioflex (2)
  • Tandriflan (1)
  • Tandrilax (2)
  • Torsilax (2)
  • Trimusk (1)

A nimesulida é bastante prescrita em casos de inflamação de garganta enquanto que o meloxicam e etodolaco apresentam maior indicação nos casos de dores associadas à osteoartrite, artrite reumatóide, doenças degenerativas das articulações e espondilite anquilosante.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.

O uso excessivo do ombro leva a inflamação e o inchaço dessa bursa. A bursite é mais comum em pessoas que fazem atividades repetitivas com o braço, como atividades manuais como pintar ou esportivas, como nadar ou treinar braços na academia, por exemplo.

Casos de dor no ombro esquerdo por tempo prolongado e que impactam na execução de atividades diárias devem ser investigados, principalmente em pacientes que apresentam a irradiação da dor para o braço e pescoço, pois a demora na procura por acompanhamento médico pode agravar o quadro clínico.

A causa mais comum da tendinite ombro é o fato de fazer um esforço muito intenso e repetitivo dessa articulação. Permanecer por um longo período com má postura, dormir a noite toda de bruços, com a cabeça repousada sobre o braço, também pode ocasionar o problema.

A ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona, Ibuprofeno, Nimesulida ou Diclofenaco, pode ser orientada pelo médico. As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico.

A bursite no ombro trata-se da inflamação na bursa localizada na parte superior e anterior do ombro. Ela pode ser bilateral, ou seja, quando atinge tanto o ombro esquerdo quanto o direito. Além disso, pode apresentar-se de forma aguda ou, até mesmo, evoluir para uma bursite crônica, principalmente quando não é tratada.

Recebido o diagnóstico, o médico ortopedista recomendará o uso de medicação via oral, tais como Flanax 550mg, Ibuprofeno, Ibupril 600mg ou Cetoprofeno. Em casos mais críticos, a cirurgia é realizada com o objetivo de limpar as inflamações ao redor do tendão ou até mesmo para descomprimi-lo.

A fisioterapia é indispensável no tratamento. Nesta terapia, pode ser usado alguns aparelhos, como o ultrassom e o TENS (neuroestimulação elétrica pela pele), e exercícios para manter a amplitude dos movimentos sem dor.

Os principais sintomas de lesão no ombro são dor e dificuldade para movimentação do braço, sobretudo elevar o braço acima da cabeça. No caso de homens, algumas lesões dificultam ações simples do dia a dia, como colocar o celular no bolso de trás das calças, por exemplo.

Rigidez, diminuição da mobilidade, perda de força muscular: a dor que surge à noite no ombro pode ter várias causas. Pode ser um problema ligado aos tendões (tendinites) ou bursas (bursite). Mas também é possível ser decorrente de problemas nas articulações, como uma artrose, nos nervos, etc.