Qual o melhor Anti-inflamatório para afta?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) com ação analgésica e antitérmica. Ou seja, ela serve para controlar dores leves a moderadas, combater inflamação e baixar a febre.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

A prednisona é bastante eficaz e segura, tanto em crianças como em adultos. Pode ser usada por 4 a 5 dias, na dose de 60 a 80 mg/dia com suspensão imediata ou por períodos maiores com suspensão gradual.

Dependendo da gravidade do surto de herpes, o dentista ou médico pode prescrever medicamentos antivirais tópicos, ou de uso oral: Aciclovir ou penciclovir tópico; Aciclovir, fanciclovir ou valaciclovir de uso oral.

As aftas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso. Doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais também podem ser resultado das aftas.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

A chamada afta minor responde por 90% dos casos, é pequena (de 2 a 8 milímetros) e dura até duas semanas. Já a afta major, menos incidente, mede pelo menos 1 centímetro e pode demorar até dois meses para ir embora.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Outras estratégias que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação causada pelas lesões na boca passam por: Evitar bebidas e alimentos quentes. Evitar alimentos salgados, condimentados e à base de citrinos. Tomar analgésicos, como ibuprofeno (é um anti-inflamatório)

O Ibuprofeno não trata a estomatite, que é viral e não requer remédios.

Segundo Marta Silvestre, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, as aftas doem muito nos primeiros dias, quando há "ulceração da membrana que cobre um tecido, com aumento de vascularização”. As fibras nervosas expostas, por isso o ardor. Ou seja, não existe afta indolor.

Corticosteróides tópicos: o fármaco mais utilizado é o acetonido de triancinolona (orobase), aplicado 2 a 3 vezes ao dia por até 7 dias, sendo mais eficaz quando utilizado em estágios iniciais. Outras opções são o gel de fluocinonida e o propianato de clobetasol.

A primeira escolha é quase sempre dexametasona (0,5mg/5cc) com bochecho e cuspir, 3 a 4x/dia. É importante manter a medicação na boca por 5 minutos antes de cuspir.

A afta, também conhecida como Estomatite Aftosa, é uma pequena úlcera, um tipo de lesão que pode aparecer em qualquer parte da boca. Essa condição não representa nenhum risco à saúde bucal.

A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar. O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos.