Qual o melhor anti-inflamatório natural para o estômago?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Esses são os famosos remédios que terminam com "azol": omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, esomeprazol etc. Eles atuam bloqueando a secreção de ácido gástrico.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago.

Os sintomas mais recorrentes são:

  • azia ou sensação de ardência que começa no estômago e se estende para a boca;
  • alimentos voltam para a boca sem que haja vômito;
  • tosse seca por conta da irritação das mucosas;
  • dificuldade e dor para engolir alimentos;
  • dor na capacidade torácica não cardíaca.

Quando o estômago está inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco. A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Gastrite crônica é geralmente tratada com medicação do tipo inibidores da bomba de prótons e antiácidos. Estes tratamentos visam neutralizar os ácidos do estômago, e ajudam o revestimento do estômago a se regenerar.

Diminuir o consumo de alimentos que aumentam a acidez do estômago, como comidas picantes, álcool e café, é o caminho indicado para atenuar o ataque às paredes do estômago. Alimentos mais gordurosos, que exigem mais quantidade de ácido para serem digeridos, também entram na lista dos desencadeadores da gastrite.

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Cúrcuma: um poderoso anti-inflamatório natural
A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, a cúrcuma pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre. Essa planta é muito comum na casa dos brasileiros, principalmente como tempero culinário.

Sabugueiro. A Sambucus australis Cham.

O que tomar para aliviar a dor de estômago dos antibióticos? Antiácidos – O ácido estomacal ajuda a digerir os alimentos, invade a mucosa e gera desconforto no aparelho digestivo, por isso uma das recomendações é consumir antiácidos enquanto regula a flora intestinal.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Geralmente sua duração é curta e o paciente pode levar de um a três dias para se recuperar. Os sintomas são variados e podem incluir cansaço, arrepios pelo corpo, falta de apetite, náusea, vômitos, além de dores no estômago, diarreia, febre baixa e dores musculares.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Gastrite crônica tem cura. O tratamento para gastrite crônica deve ser indicado por um especialista. Em geral, consiste em eliminar a bactéria e evitar danos colaterais, como atrofia, metaplasia intestinal e até câncer de estômago.

ARQUIVOS

  1. Chás e ervas. Hortelã e alecrim são dois aliados da boa digestão e também contribuem para minimizar os efeitos da gastrite, já que são considerados calmantes digestivos e diminuem a acidez do estômago. ...
  2. Frutas. ...
  3. Lactobacilos. ...
  4. Caldo de feijão. ...
  5. Legumes e verduras.

Quais os principais?

  • Pantoprazol.
  • Omeprazol.
  • Lansoprazol.
  • Vanoprazana.
  • Sucralfato.
  • etc.

Como cuidar bem do seu estômago

  1. Mastigue bem os alimentos. Triturar bem os alimentos pode tornar a digestão mais rápida e eficiente.
  2. Prefira fibras. O consumo de alimentos ricos em fibras ajuda a prevenir prisão de ventre e inflamações abdominais.
  3. Evite alimentos quentes demais. ...
  4. Bebidas.