Qual o melhor analgésico para cachorro?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

tramadol

O tramadol é uma boa escolha para o tratamento da dor leve a moderada em cães e gatos, aguda e crônica, tendo sido empregado para diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, isoladamente ou associado a AINEs e dipirona quando necessita-se incremento da analgesia.

O anti-inflamatório para cachorro deve ser usado apenas com prescrição do veterinário. Além da possibilidade de disfarçar algo mais sério, o medicamento errado pode agravar o quadro do seu amigo — ainda mais se você der um anti-inflamatório humano para cachorro.

Entre as opções de anti-inflamatórios para cães disponíveis em lojas como a Petz estão: Trocoxil®, Rimadyl®, Previcox®, Carproflan®, Flamavet®, entre outros. Nunca dê medicamentos sem prescrição. Em alguns casos, é possível que o veterinário recomende o uso de medicamento vendido em farmácias convencionais.

O tramadol empregado na dose de 4mg/kg em cães submetidos à cirurgia de TplO foi capaz de promover analgesia adequada em metade dos animais, sendo que, quando realizado o resgate analgésico com a administração de mais 1 mg/ kg, a analgesia foi adequada em todos os animais (CARDOSO et al, 2014).

Os mais indicados passam por: Firacoxibe e Galliprant. 2 – Analgésicos: também muito utilizado para alívio da dor e ação anti-inflamatória. O mais comum é o Tramadol de ação central, com dose oral associado com Dipirona para estimular o sinergismo.

A princípio, pode dar dipirona para cachorro, desde que seja prescrito por um médico-veterinário para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas no pet.

Geralmente, os analgésicos como Dipirona podem ser dados para o cachorro quando ele sente dores de leve a moderada. Porém, a dosagem deve ser indicada pelo veterinário para evitar a ocorrência de efeitos colaterais. O Dramin para pet, medicamento contra enjoo usado por tutores em viagens, também é seguro para o pet.

Portanto, dar dipirona para cachorro é sim possível, no entanto, essa não costuma ser a primeira opção de veterinários devido ao desenvolvimento de vários antipiréticos e anti-inflamatórios para cães mais seguros e eficazes no tratamentos.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.

Anti-inflamatório, analgésico e antipirético em cães e gatos. Utilizado no tratamento da dor, inflamação aguda e febre.

Os anti-inflamatórios são recomendados em muitos casos de inflamação, dor, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

O diclofenaco sódico é um potente anti-inflamatório não esteroidal e analgésico, que tem ação sobre a inibição da ciclooxigenase e da lipoxigenase. Sua utilização em cães é contraindicada devido aos efeitos colaterais, principalmente sangramento gástrico (Tasaka, 1999).

A resposta é não. Alguns relaxantes musculares de uso humano contêm princípios ativos tóxicos para os animais, por isso só dê o relaxante muscular se for prescrito por um veterinário.

Podem ocorrer frequentemente sedação e sonolência ligeiras, especialmente quando se administram doses mais elevadas. Observaram-se casos pouco frequentes de náuseas e vómitos em cães após a administração de tramadol. Em casos raros pode ocorrer hipersensibilidade.

PARA CÃES E GATOS, INDICADO ESPECIALMENTE NOS PROCESSOS DOLOROSOS DE ORIGEM INFLAMATÓRIA, COMO ARTRITES, ARTROSES, ENTORSES, LUXAÇÕES, TRAUMATISMOS EM GERAL, HÉRNIAS DE DISCO E CASOS DE EDEMA. TRATAMENTO SINTOMÁTICO DOS ESTADOS FEBRIS E PARA OBTENÇÃO DE ANALGESIA APÓS AS INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DOS CÃES E GATOS.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Sobre o diagnóstico das dores e doenças articulares
Como não é isso que queremos, pelo contrário, procure um médico veterinário, que irá realizar a radiografia veterinária, o principal exame a ser feito, além de outras terapias para observar como estão os níveis das dores e dos sintomas.