Qual o melhor alprazolam ou zolpidem?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Desde que respeitando as doses terapêuticas, sim. O Zolpidem é um medicamento indicado como indutor do sono, já o Alprazolam é um medicamento ansiolítico, ou seja, utilizado para tratar crises de ansiedade, embora que um dos efeitos dele também seja sonolência.

Quanto tempo demora para fazer efeito? O alprazolam é rapidamente absorvido pelo corpo e seu efeito máximo ocorre em cerca de 1 a 2 horas após administração do comprimido, e o tempo que demora para ser eliminado organismo é em média de 11 horas, a não ser que a pessoa sofra de insuficiência renal ou hepática.

Importante observar que o medicamento pode ter ação por até 8 horas, de modo que, caso você venha fazer uso do medicamento, deve evitar atividades que exijam atenção, habilidades manuais e intelectuais durante este período, pois elas poderão estar prejudicadas.

O zolpidem vendido em comprimidos tem ação rápida: funciona em aproximadamente 30 minutos. A versão sublingual tem resultado ainda mais acelerado, já que age em cerca de 15 minutos. O efeito do medicamento é de até quatro horas.

Alprazolam apresenta interações medicamentosas com uma variedade de outros medicamentos, por isso, informe seu médico se estiver tomando outros medicamentos durante o tratamento com alprazolam, tais como cetoconazol, itraconazol e outros agentes antifúngicos azólicos, nefazodona, fluvoxamina, cimetidina, fluoxetina, ...

O alprazolam é apresentado na forma de comprimidos contendo 0,25 mg, 0,5 mg, 1,0 mg ou 2,0 mg, em embalagens contendo 20, 30 e 500 (embalagem hospitalar) comprimidos.

Compostos que inibem determinadas enzimas hepáticas (particularmente o citocromo P450 3A4) podem aumentar a concentração de alprazolam e acentuar sua atividade.

O Zolpidem é uma medicação hipnótica e como efeito colateral raro pode apresentar esse tipo de alucianção (independente de haver transtorno bipolar associado). O mais seguro seria deitar-se imediatamente após a ingesta do medicamento, para evitar reações desagradáveis.

A ingestão de hemitartarato de zolpidem juntamente com bebidas alcoólicas ou de medicamentos contendo álcool não é recomendada.

Como o zolpidem atua de forma mais seletiva, age apenas como indutor do sono, e o clonazepam que tem uma ação mais ampla, age como indutor o sono, ansiolítico, antiepileptico e relaxante muscular.

Alprazolam causa dependência? Como evitar? O uso do alprazolam é considerado seguro e eficaz quando ocasionalmente ou por curtos períodos de tempo. Assim como a maior parte dos ansiolíticos tarja preta, ainda que pequena, existe sim a possibilidade que o paciente desenvolva dependência química ou psicológica.

Se ministrado à noite, ele pode induzir ao sono. Mas Pamela destaca que, apesar de causar sonolência, o alprazolam não é a melhor indicação para dormir ou combater a insônia, inclusive pelo risco de dependência.

Zolpidem causa dependência após quanto tempo de uso ? Teoricamente o zolpidem não causa dependência química, e sua indicação formal é que ele seja usado a curto prazo, até 4 semanas. Na prática muitas pessoas tem insônia crônica e não irão usar medicação hipnótica por pouco tempo.

Alprazolam não engorda nem emagrece. Algumas pessoas, ao usarem benzodiazepínicos (grupo ao qual pertence o alprazolam), referem que tem um aumento de episódios de alimentação impulsiva e algumas, com componente ansioso mais importante levando ao aumento do consumo de alimentos, referem que o consumo diminui.

Considero que o uso diário a partir de 45 dias vai oferecendo cada vez mais risco de dependência. Como já foi dito, psicoterapia e um antidepressivo bem indicados para o controle da ansiedade são essenciais para que possa evitar o uso frequente de medicação como o Frontal.