Qual o melhor adubo para plantas frutíferas?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas. Por esse motivo, caso você ainda não faça uso desse tipo de fertilizante, conheça a seguir as principais vantagens do NPK.

Fertilizante 10-10-10 - Ideal para todos os tipos de plantas
Utilizado em todos os tipos de plantas, preferencialmente as ornamentais, onde nas folhas prevalecem flores e frutos. Contém elementos essenciais para a saúde, crescimento rápido, vigoroso e maior produção das plantas, flores e vegetais.

YaraLiva

São inúmeras linhas de fertilizantes Premium disponíveis no mercado, e quando falamos de adubo para floração, a mais recomendada é a YaraLiva.

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.

Por fim, na fase de floração e frutificação, o NPK 04-14-08 também é fundamental. Isso porque o fósforo estimula o crescimento de flores e frutos, cuja qualidade está diretamente ligada à atuação do potássio, que influencia no tamanho, na cor e no sabor.

Os produtos que possuem em sua composição potássio, fósforo e nitrogênio, conhecidos como fertilizantes NPK, são os mais utilizados no Brasil. Quanto à importação de fertilizantes no Brasil, em 2021, os valores chegaram a US$ 15.136 bilhões.

Veja os principais tipos a seguir:

  1. Fertilizante orgânico. Formado por materiais de origem animal e vegetal, podendo ser introduzidos após moídos ou decompostos. ...
  2. Fertilizante mineral. ...
  3. Fertilizante organomineral. ...
  4. Biofertilizante.

Ele fornece as plantas e também ao solo substâncias como o Nitrogênio, fósforo e potássio, Essas substâncias tem um aproveitamento totalmente imediato na formação e desenvolvimento de sistema radicular das plantas. Utilizado em plantas de jardim vasos, roseiras entre outras.

DIMY NPK 10-10-10 é ideal para folhagens, floríferas, hortaliças e frutíferas. Deve ser aplicado de acordo com as quantidades descritas na embalagem , para que não ocorra nem deficiência nem excesso , o que pode prejudicar o desenvolvimento normal das plantas.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

Os adubos orgânicos são uma excelente opção para aqueles que desejam promover o crescimento das plantas de forma sustentável. Eles são compostos por materiais naturais, como esterco animal, restos de plantas, cascas de ovos, entre outros.

Quando utilizado durante a expansão da planta, o NPK 20x05x20 facilita o desenvolvimento de flores, frutos e frutas. Sendo assim, as plantas geram uma quantidade maior destes elementos.

Por exemplo, durante os meses de outono e inverno, as plantas diminuem suas atividades e precisam de menos adubo; ou seja, os meses chuvosos são os ideais para o uso de fertilizante NPK — nos demais, recomenda-se a adubação natural.

farinha de ossos

A farinha de ossos é um adubo orgânico que apresenta alta concentração de fósforo. Além disso, ela contém potássio e outros nutrientes benéficos para as plantas. A farinha de ossos pode ser aplicada diretamente no solo ou utilizada para fazer chá de ossos, que é uma forma líquida do adubo.

Raramente as doenças poderão impedir a árvore de dar fruto a não ser que esteja muito doente. Não é por causa de algumas folhas enroladas ou alguns pulgões que a natureza deixará de dar fruto. Por outro lado, uma fertilização inadaptada por ser muito rica em azoto poderá causar este problema.

O Fertilizante Mineral Misto Forth Jabuticabeiras 3kg para Produção NPK+9 Nutrientes vai ajudar a crescer mudinhas na jabuticabeira, deixar a planta com as folhas verdes e produzir frutos. Atenção: As recomendações são para todas espécies de Jabuticabeiras. Não utilizar vasos cônicos. Não jogar o adubo nas folhas.

primavera

A primavera é considerada a época ideal para o primeiro adubo das frutíferas.

Os produtores começam as aplicações no final do inverno (fevereiro), quando aplicam em cada árvore 2-3kg (4,4-6,6lbs) um fertilizante similar ao N-P-K 12-12-17. A segunda aplicação acontece durante o período de fixação da fruta (no final da primavera, maio-junho).

Após a realização do processo e cálculo da quantidade de calcário em plantas frutíferas, basta aplicar o produto seco três meses antes da colheita da plantação, uma vez que estamos falando de plantas frutíferas.