Qual o melhor adubo para o pasto?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O agrônomo listou entre os principais nutrientes para a pastagem o nitrogênio, substância à qual a forrageira responde mais rapidamente, fósforo e potássio.

Adubo npk 10-10-10 ótimo para gramados, pastagens e jardins - o melhor - pct de 1 kg.

Técnicas de recuperação de pastagens

  1. Restaurar a fertilidade do solo. ...
  2. Utilização de cordões em nível de adubação verde. ...
  3. Controle de plantas invasoras. ...
  4. Manejo da altura de pastejo. ...
  5. Rotação de pasto. ...
  6. Realização de risco com subsolador.

1) No período das chuvas, em sistemas intensivos de produção com manejo rotacionado de pastagens, pode-se recomendar a uréia, que é uma fonte de N eficiente e economicamente viável. 2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.

Uma dica muito importante e que deve ser seguida é fazer a aplicação sempre que possível na época de chuvas. Ou, se for ao período da seca, implementar o sistema de irrigação, por exemplo.

O cálcio tem a função de promover o crescimento de raízes, aumentando a capacidade da planta de absorver água e minerais do solo. Além disso, a calagem eleva o pH, diminuindo a acidez e o alumínio tóxico, resultando em melhor disponibilidade dos nutrientes para serem absorvidos pelas raízes.

A adubação permite acelerar o crescimento da forrageira e acumular maior quantidade de forragem na pastagem. Pesquisas brasileiras estimam que para cada 1 kg de nitrogênio aplicado por hectare na forma de fertilizante seja incrementado em torno de 50 Kg de matéria seca de forragem por hectare de pastagem.

Métodos de recuperação:
O método direto consiste em trabalhar somente seu pasto já implantado. O método indireto consiste na utilizacao de culturas anuais (milheto, milho, sorgo, arroz) ou lavoura (soja, milho). Com isso, há melhora no solo e é possível obter dinheiro com a venda dessas culturas.

O adubo 20-05-20 serve para aumentar a quantidade e a qualidade de flores geradas pelas plantas, o que, por sua vez, irá também aumentar a quantidade de frutas e frutos.

As fontes mais recomendadas são os fosfatos solúveis – superfosfato simples ou triplo – que podem ser aplicados a lanço ou sem sulcos. Os fosfatos naturais brasileiros, fosfatos naturais reativos e os termofosfatos devem ser aplicados sempre a lanço e incorporados ao solo.

Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte.

- Adaptação às condições de clima e solo; - Sistema de manejo; - Resistencia às pragas e doenças; - E qualidade nutritiva.

Ajuste a carga de pastejo - Quando vê o capim crescer e ficar verde, a tendência do pecuarista é querer aumentar a lotação no pasto. Diante desse impulso, Valéria recomenda que o produtor repense seu manejo: “O que ele precisa é ir aumentando a carga aos poucos, para atingir o pico no verão.

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a tonelada da ureia agrícola está cotada, em média, em R$ 1.185,00, sem o frete.