Qual o melhor adubo para Costela de Adão?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A costela-de-adão precisa de uma boa quantidade de nutrientes para se desenvolver. Para isso, utilize um adubo orgânico, humus de minhoca ou esterco. Você pode também colocar algum fertilizante NPK 10-10-10 para impulsionar o desenvolvimento de suas lindas folhas verdes durante a primavera.

Já em relação ao solo, a planta precisa de terra fresca com uma boa drenagem para crescer saudável.

1. As folhas não crescem. Se sua costela de adão parou de crescer ou se você ganhou uma muda, mas percebe que o crescimento está estagnado, é importante saber que: A costela-de-adão é uma planta que se desenvolve em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas.

As folhas amarelas podem ser um sinal de que a planta precisa de nitrogênio, um ingrediente comum em fertilizantes. E esse é um fenômeno fisiológico normal se as folhas velhas ficarem amarelas.

Neste caso, pode ser excesso ou falta de água! Tome cuidado com as regas para não encharcar, principalmente no inverno.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Por isso, se você quer ver uma costela-de-adão feliz de verdade, pesquise Monstera deliciosa no Google e veja o tamanho que essa folhagem atinge no ambiente externo. Note o brilho das folhas, a saúde da planta quando cresce perto de árvores ou um muro que receba sol da manhã.

A costela-de-adão pode decorar a mesa de jantar
Como possui presença marcante, não são necessárias muitas folhas para deixar o ambiente mais encantador. Utilizada sobre a mesa de jantar, o vaso na cor branca acomoda apenas uma folha.

Jibóia, uma ótima composição com a Costela de Adão!
A mais tradicional é plantar em uma vaso, mas você pode optar por colocar em suportes de piso, em cachepô e até suspenso em hangers. Outra possibilidade é utilizar apenas uma ou duas folhas em um vaso solitário de vidro com água.

É melhor podar a costela-de-adão na primavera, antes de começar o período de crescimento ativo, cortando-se também as raízes aéreas que não estiverem apoiando a planta.

Como e onde plantar a Costela de Adão
Você pode plantá-la a partir de mudas feitas por estaqueamento e seu plantio é muito fácil e simples, tanto em vaso como diretamente no solo. Caso você vá plantá-la em um vaso, então escolha um vaso do tamanho adequado para o tamanho final que você deseja que ela atinja.

Esse processo geralmente leva duas ou três semanas.

A primeira medida para salvá-la é tirá-la do sol imediatamente: a costela-de-adão vive em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas. Deixe o vaso num local protegido de ventos fortes, de preferência perto de uma janela, onde bata muita luz, mas não sol.

O indicado é regar a Costela-de-Adão duas vezes por semana, dependendo de onde ela estiver localizada. Contudo, nos dias mais frios, como no inverno, a dica é regá-la somente uma vez por semana ou até mesmo a cada 15 dias.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Adube a terra. A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.

No geral, a terra da Costela de Adão deve ser mantida úmida. A planta deve ser regada com cautela – ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão. Você pode borrifar água nas folhas regularmente para deixá-las mais bonitas e saudáveis.

Algumas manchas que possuem aparência de queima nas folhas podem também ser indícios de fungos seja espalhado nas folhas, ou somente na ponta da folha. Nestes casos, recomendamos utilizar FORTH Fungicida, aplicando a cada 7 dias para efetuar o controle da proliferação.

Ela é uma planta super recomendada pelo feng shui, acredita-se que ela traga boa sorte, boas noticias e esperança. Ela é associada à longevidade, ou seja, os orientais acreditam que ela nos dê a sorte de uma vida longa!

Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.