Qual o melhor adubo para abacate?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

De acordo com o engenheiro agrônomo Tiago Mercuri, o adubo usado pode ser orgânico, mas o químico também precisa estar presente. Ele explica que o ideal é que seja feita a calagem, processo de aplicação de calcário na terra, de acordo com a análise do solo, e sugere o uso do nitrogênio, do fósforo e do potássio (NPK).

Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.

O substrato ideal para o plantio do abacate é aquele que é bem drenado e rico em nutrientes. Uma boa opção é a mistura de areia e terra vegetal, que deve ser bem misturada para que o abacate possa crescer de forma saudável.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

NPK 4-14-8 (quatro partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e oito partes de potássio): ideal para espécies que produzem flores e frutos, como hibisco, azaleias, violetas e cítricos.

Um abacateiro começa a produzir frutos 3-4 anos após o plantio, mas o agricultor começará a ter ganhos econômicos a partir do 6º ano.

Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia. No caso de plantio por semente, a floração e frutificação começa aos cinco anos de idade.

A floração no abacateiro prolonga-se durante várias semanas, entre meados de fevereiro e finais de maio, dependendo da cultivar e das condições meteorológicas.

Alguns abacateiros não dão fruto devido às características climáticas ou estresses climáticos, como a falta de água e luz. Diversos manejos podem estimular a produção de frutos, como a poda, que é essencial para o abacateiro.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

A colheita é feita cerca de quatro vezes por semana e o segredo para manter o preço em alta é não colher muito abacate de uma só vez.

45 litros

Mais especificamente, com base em dados científicos, em climas quentes, o uso de água de abacate é de cerca de 45 litros por dia (l/dia) na primavera, 136 a 220 l/dia durante o verão e 121 l/dia no outono (2, 3).

As raízes do abacateiro não possuem radicela. Em condições propícias de profundidade e arejamento do solo, podem atingir mais de 6m, todavia, aproximadamente 80% do volume radicular se concentra a 1m de profundidade (Koller, 1984).

Segundo ele, as melhores variedades para o mercado são o Margarida', 'Breda', 'Reis' e 'Ouro Verde'. Com destaque para a primeira das variedades citadas, por ser atualmente é a mais recomendada para o comércio. A Margarida é uma cultura que possui uma produção que vai de 500 metros a 1300 metros.

MODO DE USAR: Em vasos usar 5g (colher de café) para 1 kg de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Deve-se aplicar o produto na projeção das copas das plantas e não próximo ao caule. Regar após a aplicação.

NPK 20-20-20: sua alta concentração é indicada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: usada para adubar gramados; NPK 25-25-25: é uma formulação voltada para espécies hidropônicas.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.