Qual o melhor adoçante para pré Diabetico?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.

Como adoçar sem açúcar
Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho: “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado.

Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos. Essa orientação vale não só para o demerara, mas para quaisquer tipo de açúcar que seja consumido.

já o aspartame, o ciclamato, a sacarina, o acessulfame K e a sucralose são praticamente isentos de calorias4 e podem ser incluídos na nutrição do diabético sem maiores problemas, respeitando os limites de consumo diário desses adoçantes (geralmente informados pelos fabricantes).

O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.

“Adoçantes artificiais alteram as bactérias intestinais, o que pode levar ao ganho de peso e ao risco de diabetes tipo 2”, diz Clifton. Nos últimos 20 anos, o número de crianças que bebem bebidas dietéticas triplicou e número de adultos aumentou 54%.

O que é stevia? É um adoçante natural extraído da Stevia rebaudiana e que não contém calorias. Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil. A stevia - ou estévia - tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum).

Adoçante natural Stevia
Recebe esse nome porque é extraído de uma planta nativa da América do Sul chamada Stevia rebaudiana. Esse adoçante chega a ser 200 vezes mais doce do que o açúcar convencional e tem propriedades que ajudam a equilibrar a insulina no organismo. É rico em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Se você quer saber qual o verdadeiro adoçante stevia, e qual a melhor versão, saiba que a resposta é uma só: adoçante stevia da Color Andina. O produto é o único 100% natural e sem amargor do mercado.

Ingestão diária aceitável: até 5mg/Kg/dia o que equivale a 140 gotas/dia (2 gotas/Kg de peso) ou 35 copos de refrigerante zero, considerando um indivíduo com 70Kg.

Além da tâmara, outras opções como a uva, o figo, a banana e a cereja também são super adocicadas. A melhor maneira de usar frutas nas receitas é em forma de geleia, como as de cereja ou de figo. Outra opção de produto natural utilizado como adoçante é o açúcar de coco.

É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas? Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade.

o melhor pão para você é o pão 100% integral e sempre adicionar um fonte de proteína junto, como queijo ou ovo. Para controle glicêmico é de grande importância consumir carboidratos integrais e sempre associar uma fonte de proteína junto. Espero ter ajudado.

Mostrar especialistas Como funciona? Pré-diabéticos devem evitar o consumo de açúcar e carboidratos de alta carga glicêmica, durante todas as refeições. Sucos de frutas, procure consumir sem adoçar, uma vez que possuem o doce natural das frutas. Café utilize adoçante preferencialmente de estévia ou sucralose.