Qual o melhor adoçante para adoçar o café?

Perguntado por: rmarinho2 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 12 votos

sucralose

Wilton diz que a substância ideal para adoçar o café deve ser aquela que “rouba” a menor quantidade de sabor, e também acredita que a sucralose é a melhor opção. Segundo ele, o açúcar granulado pode até adicionar doçura, mas não fornece um sabor mais profundo ou complexo.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

Stevia

Stevia considerado o melhor e mais saudável adoçante natural, com poder 300 vezes mais que o açúcar refinado de cana; não tem amargor final, peculiar aos outros produtos de Stevia do mercado.

Use mel. O mel é uma opção popular para adoçar o café sem açúcar. Ele é feito a partir do néctar de flores e tem um sabor doce e marcante. Além disso, ele também tem antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.

O adoçante stevia é aprovado pelo ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), não causando hiperglicemia e hipoglicemia. Também ajuda na redução dos níveis de açúcar em diabéticos, melhorando a sensibilidade à insulina.

A sucralose, embora seja artificial, tem sido a mais utilizada e recomendada pela comunidade científica, pela segurança de uso e pelo paladar mais agradável, já que não deixa gosto residual como outros adoçantes”, disse a nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Salutem – Nutrição e Bem Estar.

O xilitol é 40% menos calórico. Pode ser utilizado por diabéticos ou pessoas que necessitam de restrição calórica. Doses maiores que 60g por dia podem ter efeito laxativo. O xilitol, como a sucralose, tem a vantagem de evitar cáries, pois impede a proliferação de suas bactérias causadoras da cárie.

Sacarina, neotame e advantame estão no relatório. Além deles, o aspartame também já não é mais indicado por ser cancerígeno. Nem mesmo a sucralose, amplamente usada, é aconselhada.

“A OMS classificou o adoçante aspartame como um "possível" causador de câncer, mas afirmou que o consumo da substância é seguro, desde que respeitado um limite diário.

O Xilitol também é uma ótima opção de adoçante para diabéticos e pessoas que querem perder peso. Mas ao contrário da Stevia, o Xilitol contém algumas calorias – cerca de 2,4 calorias por grama – e pode causar pequenas alterações nos níveis de açúcar no sangue após o consumo.

Além de serem adoçantes naturais, o xilitol e eritritol não têm sabor residual, isto é, não ficam com aquele gostinho amargo na boca: o sabor de ambos é doce, parecido com o açúcar.

Os adoçantes naturais incluem stevia, xilitol, eritritol e mel. Eles são derivados de plantas ou animais e têm um perfil de sabor mais próximo ao açúcar do que os adoçantes artificiais.

Na próxima vez que for fazer um café, ao invés de adoçar com açúcar tradicional, tente colocar uma barrinha de chocolate 70% cacau na xícara. Ele derrete sozinho com o próprio calor do café e harmoniza muito bem. O cacau e chocolate em pó também podem ser usados direto na xícara, para adoçar o café.

O recomendado, então, é que os pacientes deem preferência aos adoçantes dietéticos, que são fabricados com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose. O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.