Qual o melhor açúcar para colesterol alto?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

O açúcar de coco e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol são algumas alternativas naturais que podem ser substituídas para contribuir com a perda de peso e melhorar a saúde, além de prevenir e controlar doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Pessoas que comem e bebem grandes quantidades de açúcar possuem níveis mais baixos de colesterol bom e níveis mais altos de triglicérides prejudiciais do que as pessoas que adotam dietas pobres nesse tipo de adoçante, afirma um novo estudo.

demerara

De acordo com uma publicação do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre o açúcar mais saudável para consumo é aquele que tiver o menor processamento, como o mascavo e o demerara.

O LDL é conhecido como 'colesterol ruim' ou 'mau colesterol'. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares, por se depositar nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de infarto e de derrame, processo conhecido como aterosclerose.

Café com pão integral, frutas e cereais
Para o café da manhã, a dica do Dr. Magnoni é dar preferência ao pão integral que é rico em fibras e menos calórico. Outra orientação é ingerir frutas como acerola, morango e laranja.

açúcar demerara

Os mais naturais
O açúcar demerara é um dos tipos mais saudáveis porque "passa por pouco refinamento e não recebe nenhum tipo de aditivo químico", indica Sousa.

Outros alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue e o colesterol incluem:

  1. Grãos integrais.
  2. Legumes sem amido.
  3. Gorduras monoinsaturadas.
  4. Nozes e amendoins.
  5. Fruta.
  6. Peixe.
  7. Proteínas de origem vegetal.

Açúcar mascavo também é mais nutritivo que o demerara
Por conta disso, o açúcar demerara acaba sendo considerado uma opção "menos natural" que o mascavo - apesar de também fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes.

"Se a pessoa tem diabetes, obesidade e/ou triglicérides em níveis altos deverá usar o adoçante. Os adoçantes têm bem menos calorias e não contêm açúcar. Já caso a pessoa tenha o peso adequado, poderá usar o açúcar comum ou light/zero se quiser", afirma Adriana.

A recomendação do chocolate meio amargo acontece por ele ser mais rico em cacau, que concentra os flavonoides. “Essa substância auxilia a diminuição da formação de placas de gordura, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando a retirada de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado”, explica o Dr.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a aveia consegue controlar a taxa do colesterol porque impede a absorção de variados tipos de gordura no intestino.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Assim como a rapadura e o melado de cana, o açúcar mascavo não passa por nenhum tipo de refinamento, permitindo que se conservem todos os nutrientes da cana-de-açúcar, como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio. Dessa forma, acaba sendo uma das opções mais procuradas por quem busca uma dieta mais natural.

Do ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo é apontado como o mais saudável e natural. Mas, ainda assim, deve ser usado de maneira ponderada: a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo de açúcar não deve ultrapassar 5% da dieta diária, o que representa 25 gramas por dia.

Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.

Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas.
Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui LDL.

Quais são os 4 principais sintomas do colesterol alto?

  • Fadiga. Quando o colesterol está elevado, é comum que o sangue tenha maior dificuldade para levar o oxigênio pelo corpo. ...
  • Palpitações. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Inchaço abdominal.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

De acordo com especialistas, depende de como o café é preparado. Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado.

o açúcar demerara, apesar de passar por processo de refinamento, não recebe aditivos, o que preserva melhor os nutrientes. Os açúcares orgânicos não recebem ingredientes artificiais, por isso são mais saudáveis, mas tem menos poder adoçante.