Qual o melhor ácido para tirar manchas da pele?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Ácido Tranexâmico

Um potente ácido para clarear a pele da virilha e das axilas é o Ácido Tranexâmico. Ele é um potente inibidor da formação de melanina e também da plasmina, uma enzima liberada pelo organismo. A plasmina provoca processos inflamatórios na pele, como as manchas escuras provenientes da depilação por lâmina ou cremes.

Ácido Glicólico

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, o Ácido Glicólico promove uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.

Uma das substâncias preferidas dos dermatologistas é o Ácido Ascórbico, mais conhecido como Vitamina C. Ele é antioxidante e diminui a ação dos radicais livres na pele. Além disso, o Ácido Ascórbico estimula a produção de colágeno, clareia manchas, uniformiza o tom da pele e potencializa os efeitos do protetor solar.

Dys-pigment Cysteamine - Sérum com cisteamina 10% Nano clareador de melasma/manchas no rosto. Poderoso clareador para melasma, com 10% de cisteamina Nanoencapsulada, mais potente clareador para melasma sem efeitos adversos.

5 opções de sérum clareador de manchas para conhecer

  • Mantecorp Blancy Tx. O sabonete Blancy Tx da Mantecorp promove uma limpeza facial completa (Foto: Shutterstock) ...
  • Ada Tina Dual Clear. ...
  • Dermage Clarité Sérum. ...
  • NeoStrata Pigment Lightening. ...
  • Bioderma Pigment Bio C-Concentrate.

A pomada de hipoglós com rosa mosqueta, é rica em vitamina A, ácido oleico e linolênico, que possuem um efeito regenerador, clareador e emoliente da pele, que ajuda a clarear as manchas escuras, sendo uma ótima opção de creme caseiro para remover as manchas escuras, causadas pelo sol, cravos, espinhas ou queimadura.

O ácido kójico é usado para o clareamento do Melasma e de manchas escuras causadas pela acne, por exemplo. O ácido kójico é obtido por fermentação do arroz, é considerado um potente despigmentante, atua inibindo a produção da tirosinase, enzima fundamental para a produção de melanina.

O óleo deve ser aplicado no local, massageando até total absorção. Aplicando duas vezes ao dia, os resultados serão logo visíveis. *No rosto massagem facial, auxilia a clarear, eliminar machas de acnes, rugas e linhas finas de expressão. Melhora a elasticidade da pele.

Diferenças Ácido Retinóico e Ácido Glicólico
A grande vantagem do Ácido Glicólico em relação ao Ácido Retinóico é ser bem menos irritativo. Em pessoas com a pele muito sensível ou não que toleraram o uso dos três tipos de retinóicos, podemos utilizar o ácido glicólico como uma boa alternativa.

Ativos essenciais para clareamento de pele

  • Phe-resorcinol. ...
  • Ácido ferúlico. ...
  • Ácido glicólico. ...
  • Ácido tranexâmico. ...
  • Ácido kójico. ...
  • Ácido L-ascórbico ou vitamina C. ...
  • Retinol.

Como clarear manchas no rosto?

  1. Microagulhamento. Também chamado de microneedling, é a passagem de pequenas agulhas, dispostas em um rolo, que perfuram a pele superficialmente e, com isso, estimulam fatores de crescimento e colágeno. ...
  2. Peeling. ...
  3. Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) ...
  4. Lasers. ...
  5. Luz intensa pulsada.

O ácido salicílico pode ser utilizado todos os dias, ele pode ser usado inclusive de manhã e de noite, dependendo do caso e da concentração de ácido salicílico.

6. Use os ácidos em dias alternados até a pele se acostumar. Peles mais sensíveis podem sentir alguns efeitos nos primeiros dias de uso dos ácidos. Dessa forma, é indicado que você use-os em dias alternados até sua pele ir se acostumando com as novas substâncias sendo aplicadas e as irritações serem menos prováveis.

A primeira linha de tratamento para o melasma é o uso de substâncias clareadoras conhecidas como inibidores de tirosinase, enzima envolvida no processo de melanogênese. Os compostos clareadores inibidores de tirosinase mais utilizados no tratamento do melasma são: ácido kojico, ácido retinóico e hidroquinona.

Pessoas que se expõem frequentemente devem utilizar métodos de barreira, como chapéu, óculos ou até mesmo roupa como proteção no corpo. O uso de receitas caseiras para o tratamento pode agravar irritar mais a pele e estimular a inflamação na região, o que piora o quadro do melasma e faz aparecer ainda mais manchas.

Normalmente, os efeitos começam a ser notados entre 4 e 8 semanas de uso continuado, com o clareamento progressivo das manchas e uniformização do tom da pele.

Graças a estudos focados em outras propriedades, é possível dizer que o óleo de rosa mosqueta clareia a pele graças a suas propriedades redutoras de melanina. Como já se sabe, o óleo de rosa mosqueta é rico em muitas vitaminas, sendo as principais a vitamina A e C, ambas fundamentais para a saúde da pele.

Como Usar Nistatina + Óxido de Zinco Neo Química
Você deve aplicar a nistatina + óxido de zinco depois do banho e a cada troca de fraldas, após lavagem e secagem cuidadosa da pele. Quando usada contra irritação em outras regiões da pele, aplique duas ou mais vezes ao dia nas áreas afetadas.

O ácido kójico é um dos despigmentantes utilizados no tratamento de hipercromias, ele atua inibindo a produção da enzima tirosinase, responsável pela produção de melanina na pele, e destaca-se por não apresentar característica irritativa e não ser citotóxico, e o ácido glicólico é um alfa-hodroxiácidos com capacidade ...

Quem tem melasma pode usar ácido kójico? SIM! O Ácido Kójico possui a habilidade de proteger a pele contra a radiação solar – prevenindo os danos causados por esta radiação – suprimindo a hiperpigmentação da pele e restringindo a formação de melanina devido à sua capacidade de inibir a produção de melanina.

Pode usar ácido kójico todo dia? Pode sim. Por ser um produto de origem orgânica, o ácido kójico tem menos propensão a deixar a pele sensibilizada, já que os raios solares não impactam na sua ação.