Qual o médico que cuida de tontura?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Portanto, o médico otoneurologista é o especialista desse sistema. Ele cuida das doenças do labirinto.

Geralmente tem início súbito, pode ocorrer em surtos que eventualmente são desencadeados por gatilhos, e podem ser acompanhados de náuseas ou vômitos quando mais intensa. Pode ser permanente, transitória, postural e acompanhada por dificuldade da marcha, desequilíbrio e dificuldade de manter a fixação da imagem.

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

  1. Tomar um ar. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

Procure um médico
"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Conforme o médico, algumas das causas das tonturas podem estar relacionadas à alterações metabólicas, neurológicas, hematológicas e/ou inflamatórias. São exemplos os baixos níveis de glicose no sangue e oscilações da pressão arterial. Além disso, a tontura pode ser sintoma da Labirintite, Enxaqueca ou Anemia.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Como fazer
Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

A presença de dificuldade na marcha, falta de coordenação e desequilíbrio, dificuldade para falar, formigamento, dormência ou paralisia na face (em geral de um lado só), escurecimento da visão ou visão borrada pode indicar comprometimento do sistema nervoso central.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Como fazer a tontura passar?

  • Ingerir sal. O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. ...
  • Comer um doce. Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. ...
  • Beber água. ...
  • Sentar. ...
  • Deitar e elevar as pernas. ...
  • Tomar ar. ...
  • Respirar.

Uma noite de sono ruim interferirá sim nas atividades do dia a dia, com queda da produtividade, queda da atenção e em alguns casos pode gerar tontura. Mas se isso está ocorrendo com frequência o ideal é procurar ajuda médica para saber se há relação entre o sono e a tontura.

5 alimentos que podem amenizar as tonturas
Qualquer alimento salgado, como azeitona ou uma fatia de queijo, proporcionará a estabilização da pressão no caso de quedas bruscas. Mas tenha cuidado ao ingerir, principalmente para as pessoas que sofrem com a pressão alta.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Este sintoma é um possível sinal do câncer de nasofaringe, apesar de ser mais frequentemente causados por outras doenças. Por isso, em caso de suspeita é importante consultar um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.