Qual o médico que cuida de testosterona?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais.

Os níveis de testosterona diminuem depois de ingerir açúcar. É necessário reduzir ou eliminar o açúcar que ingere com os alimentos e as bebidas. · Diminuaou elimine o consumo de álcool.

Testosterona Total - R$38,00 - Labi Exames.

Quais são os principais suplementos de testosterona?

  1. Tribulus terrestris. Tribulus terrestris é um arbusto de pequeno porte, conhecido como uma erva daninha. ...
  2. ZMA. ZMA é um suplemento alimentar que contém zinco, vitamina B6 e magnésio. ...
  3. DAA. ...
  4. Gamma Oryzanol. ...
  5. Lifesolic. ...
  6. Maca peruana e ganho de massa muscular.

Os níveis normais de testosterona no homem variam de 250 ng/dl a 1200 ng/dl nos homens com idade até 30 anos. Dos 30 aos 50 anos o limite superior baixa para cerca de 900 ng/dl e dos 50 aos 70 o limite superior baixa para cerca de 700 ng/dl.

O exame de testosterona é feito a partir de uma coleta de sangue e tem o objetivo de verificar níveis anormais desse hormônio tanto em homens quanto em mulheres. Médicos podem prescrever a dosagem de testosterona livre e total.

A produção de testosterona é maior no período da mannhã, por volta das 8 horas, que no período noturno. O comportamento sexual masculino depende da testosterona. Ela também aumenta o desejo sexual.

Nível normal de testosterona no organismo
Em média, considerando as bases gerais, uma variação normal de testosterona está entre 300 a 900 nanogramas (ng) por decilitro de sangue. Mas homens com menos de 25 anos apresentam uma quantidade maior e isso é muito natural.

Remédios para reposição hormonal masculina

  • Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona como o Durateston;
  • Gel de dihidrotestosterona;
  • Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez por mês;
  • Adesivos ou implantes de testosterona.

5 alimentos que baixam a testosterona

  • Queijo.
  • Iogurte.
  • Pão e massas.
  • Chocolate.
  • Álcool.

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.

Em geral, uma faixa total de testosterona de 300 a 1.000 ng/dl é considerada normal, de acordo com a Endocrine Society. A American Urological Association também utiliza 300 ng/dL como seu ponto de corte para o diagnóstico de baixos níveis de testosterona (hipogonadismo).

Nos homens, a alta nos níveis de testosterona acontece, com frequência, devido ao uso de esteroides anabolizantes ou à suplementação de testosterona. Outras causas de altos níveis de testosterona nos homens incluem tumores nas glândulas adrenais ou testículos.

O excesso desse hormônio, porém, pode causar a calvície e a diminuição da distribuição de pelos pelo corpo. Comportamento: Distúrbios e instabilidade de humor podem ser uma das consequências do uso desmedido de testosterona, levando a crises de estresse, agitação, irritabilidade e maior agressividade.

Outra dúvida é: e a testosterona injetável, quanto tempo para fazer efeito? Para quem faz uso do undecilato de testosterona, a ação já começa no primeiro dia, com concentração máxima em 7 ou 14 dias.

Nandrolona Decanoato (Deca-Durabolin). Estanozolol (Winstrol ou Winstrol Depot). Androstenediona (Andro).

Com o uso da testosterona injetável sem apresentar uma deficiência na sua produção podem sofrer os efeitos negativos masculinizantes desse hormônio”, explica. Entre eles estão, o crescimento de pelos, acne no rosto e nas costas (devido ao aumento da produção de sebo), diminuição das mamas e perda de cabelo.

A terapia hormonal masculina pode ser administrada por adesivos cutâneos, gel ou injeções. Além da melhora nos sintomas, benefícios como a melhora da libido, perda de peso, aumento da massa muscular e da densidade óssea também são notados. Os esteroides anabolizantes (EA) têm como função a reposição de testosterona.

Bem, uma das alternativas é fazer exercício físico, principalmente aqueles que trabalham os maiores músculos do corpo: quadris, bumbum e parte inferior das costas. Naqueles que consomem cafeína antes de um treino de atividade física, se observa um aumento de 21% nos níveis de testosterona.

Desenvolvimento muscular: assim como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os 20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.