Qual o médico que cuida de sonambulismo?

Perguntado por: itorres5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O médico responsável pelo tratamento de distúrbios do sono, como o sonambulismo, é o médico que atua em neurologia. Para descobrir a causa da desordem, ele investigará todo o histórico do paciente.

O uso de medicina alternativa, como a aromaterapia, pode ser um suporte a mais durante o tratamento, e, ainda, proporcionar bem-estar. A pessoa que é sonâmbula deve estar atenta também à higiene do sono, que envolve a mudança de hábitos para uma melhor qualidade do repouso e evitar a interrupção do sono.

— A maioria dos sonâmbulos não faz nada perigoso, mas a pessoa pode fazer movimentos complexos e cair da escada, ou abrir a porta, sair na rua e ser atropelado, por exemplo — afirma a neurologista Rosa Hasan, da Associação Brasileira do Sono (ABS).

O sonambulismo é um distúrbio de comportamento que se origina durante o sono quando, por uma alteração no funcionamento normal do cérebro, apesar de continuar dormindo, o indivíduo consegue desempenhar algumas atividades motoras próprias do estado de vigília como caminhar, comer e falar.

Esse distúrbio faz com que a pessoa realize atividades motoras enquanto as suas funções cerebrais permanecem adormecidas. Na maioria dos casos, as pessoas não se lembram do que fizeram enquanto estavam no estado de sonambulismo. Conheça alguns tipos de distúrbios do sono e suas consequências!

São classificadas de acordo com a fase de sono em que ocorrem – parassonia do sono REM e do sono NREM. As do sono REM são: - pesadelos e transtorno comportamental do sono REM, principalmente. Há ainda parassonias não classificadas, como a Enurese Noturna.

Polissonografia é o exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exarcebados e noites mal dormidas frequentes.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

Acordar às 3 da manhã pode indicar que nosso corpo está reagindo a situações estressantes, interrompendo nosso sono. Distúrbios do sono: Alguns distúrbios do sono, como a insônia ou a apneia do sono, podem fazer com que acordemos diversas vezes ao longo da noite, incluindo às 3 da manhã.

Significado de falar dormindo para o Espiritismo
Na maioria das vezes, esse fenômeno é conhecido como a mediunidade inconsciente e o corpo transita por atividades semelhantes às quais vive no cotidiano.

No entanto, diferente de um pesadelo, no caso do terror noturno a pessoa tende a não se lembrar do acontecimento. Além disso, a diferença principal é que o terror noturno tende a ocorrer no primeiro terço da noite, enquanto o pesadelo geralmente acontece ao final do sono.

A ideia de que não se pode acordar um sonâmbulo vem da antiga crença de que nossa alma deixa o corpo enquanto estamos dormindo. Portanto, acordar uma pessoa durante uma crise de sonambulismo faria com que ela andasse "desalmada" por aí.

Este é um distúrbio do sono real chamado sonilóquio. · Falar enquanto dorme é uma situação bastante comum em crianças.

Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas. O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse.

A causa desse hábito estranho ainda não é conhecida. Uma das hipóteses é que os músculos responsáveis pelo fechamento das pálpebras ainda não se desenvolveram por completo nessa idade. Em casos raros, o fenômeno pode ser causado por uma malformação congênita na pálpebra. Dormir de olho aberto pode ser hereditário.