Qual o médico que cuida de reposição hormonal?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

endocrinologista

O médico para tratamento hormonal pode ser o endocrinologista, responsável pelas condições relacionadas ao sistema endócrino, mas também o dermatologista e o nutrólogo.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

A reposição hormonal com estrogênio e progesterona costuma ser indicada para mulheres que ainda possuem útero. Já a terapia apenas com estrogênio é indicada para mulheres que precisaram retirar esse órgão, por conta de alguma alteração de saúde.

Oleaginosas e sementes
Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

Informe-se sobre o pode causar alterações nos seus hormônios: descubra como seu padrão e estilo de vida podem influenciar nas atividades hormonais; Mencione problemas persistentes: muitas pessoas têm alguns problemas ou incômodos que não foram solucionados por outros médicos e, talvez, o endocrinologista possa ajudar.

Quando procurar o endocrinologista? É muito importante que todos realizem consultas de rotina com este médico para prevenir doenças e até mesmo um câncer que pode surgir. Nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  • Dificuldade para dormir;
  • Facilidade para acordar no meio da noite;
  • Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  • Diminuição da massa magra;
  • Mais flacidez na pele;
  • Ganho de gordura;
  • Menos energia para as atividades cotidianas.

Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Dentre os efeitos colaterais que podem ser ocasionados pela reposição hormonal na menopausa, em pessoas com predisposição a eles, estão: Aumento do risco de câncer de endométrio e mama. Acidente vascular cerebral (derrame).
...

  • Câncer de mama.
  • Câncer de endométrio.
  • Problemas tromboembólicos, como AVC e infarto.

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

Apesar de a reposição hormonal ser recomendada para amenizar os sintomas da menopausa, já que repõe as substâncias que o corpo parou de produzir, é preciso cuidado na indicação do tratamento. Isso porque nem todas as mulheres têm ganhos para a saúde com essa terapia, pois, em alguns casos, há riscos no processo.

Modo de preparo
Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia. Outra opção para usar a Morus Nigra é tomar a amora negra em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.

Estrogênio é a designação genérica dada para os hormônios relacionados à saúde feminina e sua regulação hormonal. Na verdade, os estrógenos, como são conhecidos, são naturalmente produzidos pelo corpo feminino.
...
Alimentos ricos em estrogênio

  • Pistache;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Castanha da Índia.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

Confira a lista de exames hormonais mais comuns:

  • Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH);
  • Insulina;
  • Dosagem do TSH;
  • Testosterona;
  • Dosagem de Estradiol;
  • Vitamina D e hormônio paratireoidiano (PTH).

4 exames indicados para diagnosticar a menopausa

  1. FSH. O exame FSH tem a função de medir os níveis do hormônio folículo-estimulante, que é produzido pela glândula pituitária, sendo responsável por controlar o ciclo menstrual e a produção de óvulos. ...
  2. LH. ...
  3. Estradiol. ...
  4. Prolactina. ...
  5. Outro exames.

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

R$ 200,00

O valor de uma consulta com o endocrinologista online, geralmente, custa em torno de R$ 200,00. Entretanto, podem existir médicos que cobrem um valor maior e outros que cobrem um valor menor.

As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.

O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo. Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.