Qual o médico que cuida de nódulo na tireoide?

Perguntado por: dbelem5 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O médico que trata nódulo na tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço ou endocrinologista.

Um dos passos mais importantes do diagnóstico é determinar se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Para isso, o endocrinologista deverá solicitar testes de imagem como ultrassonografia e cintilografia. Além disso, uma biópsia será capaz de identificar a gravidade da lesão.

O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos.

Quando o nódulo tem mais de quatro centímetros; Quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar – que são chamados de sintomas compressivos.

Cerca de 10% dos nódulos de tireoide são malignos e quando diagnosticados precocemente, as chances de cura são de cerca de 95%”, conta o Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A tireoide engorda? De acordo com o Departamento de Tiroide da Sbem, existe sim um aumento de peso, porém não ocorre devido à disfunção hormonal e sim pela má alimentação durante o quadro de hipotireoidismo. Como o paciente gasta menos energia durante o processo, existe a tendência a engordar.

Pacientes com câncer medular de tireoide têm, frequentemente, níveis sanguíneos elevados do antígeno carcinoembrionário (CEA). Exames do CEA, algumas vezes podem ajudar a diagnosticar esse tipo de câncer.

Apesar de não existirem números específicos, os nódulos na tireoide são comuns com o passar dos anos. Quem já passou dos 40 anos tem mais chance de encontrar um nódulo do que alguém com 20 – o que não significa que um jovem não possa ter um nódulo maligno.

Como tudo na vida, a PAAF tem riscos, mas são muito baixos. Deve ser evitada em pacientes com algum distúrbio da coagulação ou plaquetopenia para que não ocorra o aparecimento de hematoma cervical. As complicações são raras, podem ser: dor após o exame, equimose (arroxeado no local da punção), rouquidão transitória.

Uma nova técnica, realizada recentemente no Samaritano Higienópolis, traz boas novas para o tratamento de nódulos tireoidianos benignos: a radioablação, um procedimento minimamente invasivo (apenas um furo de agulha) por radiofrequência que permite reduzir em cerca de 80% o tamanho e o volume do nódulo.

Geralmente, os nódulos benignos não precisam ser removidos cirurgicamente, a menos que causem sintomas como asfixia ou dificuldade de engolir ². Já um nódulo na tireoide que tenha sido apontado como maligno requer o procedimento (que é orientado em consulta ao endocrinologista e/ou cirurgião de cabeça e pescoço).

Evite alimentos que prejudicam a tireoide

  • Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ...
  • Açúcar e farináceos. ...
  • Óleos vegetais comuns e gordura trans. ...
  • Alimentos industrializados.

Os sintomas mais comuns dos nódulos grandes são o incômodo para engolir e a sensação de um caroço na base do pescoço. Eventualmente, os nódulos de tireoide podem ser dolorosos. Mas, como já referirmos, na maioria dos casos, eles são lesões assintomáticas. O câncer de tireoide também costuma ser assintomático.

Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

Caraterísticas do nódulo maligno de tireoide
A Dra. Cintia Santos, endocrinologista do CHN, explica que o câncer de tireoide se apresenta como um nódulo, podendo ser sólido ou misto, e não gera sintomas na grande maioria dos casos. Os nódulos malignos de tireoide são geralmente espessos, duros, irregulares e indolores.