Qual o médico que cuida de hérnia abdominal?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Uma cirurgia de hérnia, por exemplo, custará 6.000 reais no hospital conveniado, um terço do preço da particular (18 mil reais).

Quais são os exames solicitados para o diagnóstico de hérnias abdominais? Em casos mais complexos ou em pacientes com obesidade, pode ser necessária a realização de exames de imagem para confirmação. Nessas situações são solicitadas a ecografia, tomografia ou ressonância de abdome.

O principal entre os sintomas de hérnia na barriga é o aparecimento de uma protuberância externa na região abdominal. Ela não é necessariamente fixa, podendo desaparecer e reaparecer novamente quando o paciente faz esforço físico que envolva a musculatura abdominal, como exercícios de força ou tossir.

Sinais e sintomas da hérnia abdominal

  1. Dor intensa no abdómen, geralmente na zona da hérnia;
  2. Edema e pele avermelhada ou roxa no local da hérnia;
  3. Náuseas;
  4. Vómitos;
  5. Febre;
  6. Obstipação (intestino preso).

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

O enfraquecimento da musculatura e o aumento da pressão abdominal podem fazer com que uma a hérnia já existente cresça progressivamente, aumentando tanto os sintomas como a complexidade da operação necessária para o reparo.

Hérnia femoral
Por se manifestar na junção da coxa, este tipo de hérnia costuma ser confundido com a hérnia inguinal. Esta modalidade, porém, acomete geralmente as mulheres, sendo um caso raro de hérnia. Inclusive, causa maiores complicações – como estrangulamento – do que as hérnias inguinais.

As hérnias da parede abdominal podem apresentar riscos para os pacientes em casos de complicação, como o estrangulamento que é o quadro mais temido. É considerado uma emergência médica e exige cirurgia de urgência. Nessa situação algum órgão fica preso dentro da hérnia, especialmente o intestino.

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.

“As operações realizadas em seis dias pelos cirurgiões voluntários representam cerca de três meses de trabalho, normalmente, nos hospitais participantes e redução na fila dos pacientes que esperam pela cirurgia, de cerca de um a dois anos”, declarou Claus.

Geralmente, o tempo gasto na operação é de 30 a 60 minutos.

Cirurgias de hérnias realizadas pelo SUS registraram alta de 127% em um ano. Em um ano foram realizadas no Brasil 196,8 mil cirurgias para correção de hérnias abdominais, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 49 mil foram procedimentos de urgência – 25% do total.

Entretanto, quando o exame de hérnia inguinal por meio do ultrassom se mostra inconclusivo, ou seja, não foi possível confirmar o diagnóstico, é necessário a realização da tomografia ou da ressonância para confirmação da patologia.