Qual o médico que cuida de DST no homem?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Já em relação ao sistema reprodutor masculino, o urologista é responsável por diagnosticar e tratar: doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);

Tratamento para DST
Dentre as principais DSTs bacterianas estão: gonorréia, clamídia, tricomoníase e sífilis. Elas podem ser tratadas com antibióticos. O tratamento delas podem incluir a utilização dos seguintes medicamentos: metronidazol, tinidazol e outros.

Exame completo para DST
Ele costuma ser feito com amostras de sangue e urina, mas também pode ser realizado com coletas de materiais das secreções ou lesões. O resultado demora alguns dias.

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Não é possível saber quem pegou a sífilis primeiramente apenas pelo exame. A história clínica é importante para este diagnóstico. A sífilis é provocada por uma bactéria, o Treponema pallidum.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes rápidos imunocromatográficos para a detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C. Esses testes são, primariamente, recomendados para testagens presenciais.

Entre as DST mais comuns em homens estão a clamídia, gonorréia e herpes genital. Em alguns casos, as DST podem não apresentar sintomas, o que facilita sua transmissão. Nos casos mais comuns, os principais sintomas das DSTs são: feridas genitais (herpes ou HPV) e uretrite (gonorreia ou clamídia).

Quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis e como se prevenir?

  1. AIDS. ...
  2. Cancro mole. ...
  3. Candidíase. ...
  4. Gonorreia e clamídia. ...
  5. HPV. ...
  6. Sífilis.

primária: ocorre entre 10 e 90 dias após a infecção e consiste no aparecimento de uma ferida no pênis, no ânus e/ou na boca; secundária: aparece após 6 semanas a 6 meses da cicatrização da ferida anterior. Nessa etapa, há o aparecimento de manchas pelo corpo, e. terciária: surge entre 1 e 40 anos após a infecção.

O risco de infeção aumenta quando vários dedos ou uma mão inteira estão dentro da vagina ou do ânus (prática chamada de fisting), já que isso pode causar pequenas rachaduras ou trauma, o que pode aumentar a transmissão de IST (5).

As doenças sexualmente transmissíveis importantes com Aids, Hepatites B e C, Sífilis, Doença de Chagas são detectadas por exames de sorologias, que podem ser feitos sem pedido médico ou em uma doação de sangue para um hemocentro.

Após a exposição á uma DST, existe um período para que a infecção se manifeste no organismo e produza sintomas. Durante esse período , ainda que o paciente se submeta a exames, poderá ter um resultado não conclusivo. Alguns períodos de incubação : Sífilis : 10 a 90 dias , sendo 21 dias a média.

A sífilis é uma IST, causada pela bactéria Treponema pallidum, e que cerca de 21 a 90 dias após o contágio, forma uma afta na região exterior (vulva) ou no interior da vagina, com bordas elevadas e endurecidas, de tamanho pequeno ou médio e cor avermelhada, que quando infeccionada, pode ter aspecto úmido que lembra uma ...

A Sífilis, diferente do HIV, tem cura e não traz nenhuma limitação quanto a sua alimentação. Bom dia, no tratamento de qualquer doença sexualmente transmissível, inclusive a sífilis não existe qualquer restrição do uso de alimentos, isto faz parte de crendices populares.