Qual o médico que cuida de doença celíaca?

Perguntado por: ncarvalho2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

O médico gastroenterologista pode suspeitar do diagnóstico da doença celíaca sempre que um indivíduo apresenta os sinais e sintomas que já foram previamente mencionados. Nesse caso, o profissional pode indicar a realização de diversos exames.

(Enteropatia a glúten)
O diagnóstico é feito por biópsias do intestino delgado, mostrando alterações histológicas características, embora não específicas, como atrofia vilosa, que melhoram com dieta sem glúten. A doença celíaca é um transtorno de má absorção.

A doença celíaca (sprue celíaco, sprue não tropical, enteropatia sensível ao glúten) é uma afecção que atinge o tubo digestivo, mais precisamente o intestino delgado, interferindo na absorção dos nutrientes.

HLA DQ2/DQ8 Doença Celíaca - R$1.385,00 - Labi Exames.

Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas ...

Durante o procedimento, uma cânula ultrafina é inserida através da boca até alcançar o início do intestino delgado. Depois de avaliada por um patologista, a extensão dos danos às vilosidades será determinada. Caso elas estejam lesionadas ou achatadas, é confirmada a presença de doença celíaca.

Os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são dores no estômago, náuseas, diarreia, distensão abdominal, anemia, entre outros. Geralmente, eles aparecem alguns dias ou horas após o consumo de glúten.

O tratamento
Não existem medicamentos ou procedimentos específicos para tratar a doença celíaca. A única maneira de se livrar dos transtornos intestinais e evitar complicações é eliminar todos os produtos com glúten do cardápio.

Enquanto a doença celíaca provoca uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, a intolerância ao glúten não-celíaca é apenas uma sensibilidade à proteína.

osteoporose ou osteopenia (perda óssea); – doenças do fígado e do trato biliar; – depressão ou ansiedade; – neuropatia periférica (formigamento, dormência ou dor nas mãos e pés);

Se você é portador de aneurisma da artéria celíaca, conhecida também como aneurisma do tronco celíaco ou dilatação da artéria celíaca, saiba que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS). O código CID-10 da doença é I71.

Qual segmento do intestino é mais atingido na Doença Celíaca? A parte mais afetada pela doença é a porção inicial do intestino delgado (duodeno), mas ela pode se estender distalmente . Quanto maior o segmento afetado, maior será o distúrbio de absorção.

A doença celíaca é diagnosticada, exclusivamente, por meio de exames de sangue e biópsia do intestino delgado. Para a realização da biópsia, o médico especialista solicita inicialmente uma endoscopia digestiva, para que ele consiga observar o estado da mucosa do intestino e ver também a situação de inflamação do órgão.

Entre os exames pedidos pelos especialistas, estão: anti-endomisio; trasglutaminase tecidual; gliadina e o estudo molecular DQ2 e DQ8. Todos são exames de sangue, realizados em jejum normal ou leve, que verificarão a resposta e a sensibilidade do organismo a certos alimentos, entre eles a proteína glúten.

A principal forma de tratamento, é a dieta com total ausência de glúten. Quando a proteína é excluída da alimentação, os sintomas desaparecem. A adaptação é necessária e, a maior dificuldade para os pacientes, é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares.

Dermatite Herpetiforme
Pode ser considerada uma variante da Doença Celíaca, onde o paciente apresenta lesões de pele pruriginosas apresentando também intolerância permanente ao glúten.

Chás diuréticos e anti-inflamatórios como hibisco, por exemplo, podem ajudar a limpar seu organismo mais rapidamente. Assim que conseguir se alimentar consuma frutas ricas em enzimas como abacaxi, mamão papaia, ameixa, figo.