Qual o médico que cuida de câimbra?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Assim, caso haja grande frequência da sensação de câimbras, é importante procurar um médico fisiatra para avaliar e relacionar estes fatores para avaliação das possíveis causas.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos. Peça ajuda a um amigo (veja na imagem acima) para facilitar o alongamento ou alongue-se sozinho. A massagem da área afetada com movimentos circulares ajuda na recuperação para o estado normal da musculatura.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas.

Irrigação inadequada, consequência de distúrbios circulatórios e diabetes, e perda de eletrólitos como potássio e magnésio — advinda do uso de certos medicamentos, a exemplo dos diuréticos, de diarreias e da prática de exercícios fora do habitual — são as principais causas do problema.

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

Pomada Calminex H 20g - Drogaria Sao Paulo.

Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, diltiazem, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica. Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras.

O estudo comparou o efeito do magnésio com o placebo. A pesquisa observou que o uso do monohidrato de magnésio foi mais eficaz na redução da incidência de câimbras noturnas do que o placebo.

O diabetes tem tratamento, mas a dor da neuropatia diabética, consequência de glicemia elevada por anos, é de difícil solução. Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos (que fornecem glicose). Dessa forma, em teoria ela poderia ajudar a combater as câimbras por ajudar a manter a hidratação do corpo, fornecer energia aos músculos e repor os níveis de potássio – mas isso nem sempre se confirma.

A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.

Numerosos medicamentos têm sido associados ao surgimento de cãibras, podendo-as precipitar por vários mecanismos. Entre os medicamentos com maior evidência de associação estão os agonistas beta-2 de longa duração de ação inalatórios e alguns diuréticos.

Ataques de cãibra à noite são bastante comuns, especialmente em pessoas mais velhas. Eles podem ser muito dolorosos, apesar de não serem, em geral, perigosos.

Como tomar o bicarbonato para cãibras? A quantidade estudada gira em torno de 0,3g de bicarbonato por kilo de peso corporal. O fator limitante neste caso é o desconforto gastrointestinal presente frequentemente. Cabe ao nutricionista e atleta chegarem juntos a uma quantidade e forma de absorção ideal.

A cãibra é uma contração involuntária dos músculos voluntários. O formigamento pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas geralmente surge nas extremidades.

O principal sintoma da deficiência de potássio é a câimbra recorrente. Esse é um nutriente que pode ser encontrado no leite e seus derivados, além de carnes, amendoim, frutas e hortaliças como melão, mamão, abacate, cenoura e batata.