Qual o médico que cuida das glândulas salivares?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.

Quando a glândula submandibular está inflamada, os principais sintomas percebidos pelos pacientes são:

  • Dores constantes na região da boca;
  • Vermelhidão no local;
  • Inchaço da região abaixo da língua;
  • Febre e calafrios;
  • Produção de pus em alguns casos, causando sensação gosto ruim na boca e mau hálito.

Dor, perda sensorial ou dificuldade para abrir a boca (trismo); Aumento rápido do inchaço ou nódulo; Fraqueza do nervo facial (levando a perda de movimentos do mesmo lado da face); Aumento do linfonodo cervical.

Glândulas salivares com mal funcionamento produzem menos saliva, causando boca seca e cáries dentárias.

Você pode fazer consultas e exames por um preço ainda mais acessível. E ainda pode adicionar mais 4 pessoas! Com o cartão dr. consulta esse exame sai pelo valor de R$41.

As glândulas salivares menores são estruturas muito pequenas, não visíveis a olho nu, e encontram-se dispersas por toda a mucosa que vai da boca até a parte inferior da faringe, com maior concentração na boca, especialmente no palato (céu da boca).

Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.

As principais doenças endócrinas são o diabetes mellitus, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, os nódulos e o câncer de tireóide, a osteoporose e a deficiência da vitamina D, obesidade e dislipidemias (aumento do colesterol ou triglicerídeos), a hiperprolactinemia (aumento da produção do hormônio prolactina, que ...

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

Dieta. Alguns estudos mostraram que uma dieta pobre em vegetais e rica em gordura animal pode aumentar o risco de câncer de glândulas salivares, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar essa relação. Uso de celulares.

A glândula produz a saliva que, através de um canal bem fino, chega à boca e se mistura com a comida para conseguirmos fazer o processo de mastigação e digestão. Essa obstrução causa um acúmulo da saliva atrás do ponto obstrutivo gerando proliferação bacteriana, sinais inflamatórios e inchaço.

O procedimento é realizado com anestesia local. Biópsia por agulha grossa. A biópsia por agulha grossa ou core biopsy é semelhante à PAAF, mas com uma agulha de grosso calibre, que permite que uma amostra maior de tecido seja retirada.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Fique atento à formação de nódulos, especialmente no peito, testículo, axilas, pescoço, abdômen e pele. Algumas vezes o câncer pode ser reconhecido pelo sistema imunológico como uma bactéria. Por isso, algumas áreas do corpo podem ficar quentes, vermelhas ou coçando.

A Ultrassonografia com Doppler Colorido de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças, além de diagnóstico avançado de alterações nas parótidas e submandibulares. As imagens são obtidas em tempo real e o método é indolor e não invasivo.

Pode haver edema (inchaço) no local e o acúmulo de saliva, mas isso pode ser resolvido com curativos, punções e outras medidas mais simples. O paciente deverá evitar esforços físicos neste período e a dieta pode ser um pouco modificada nos primeiros dias, retornando ao habitual após o período inicial.

Resumo. O cisto do ducto salivar (CDS) é uma lesão não-neoplásica com etiologia ainda incerta cuja cavidade revestida por epitélio se origina dos tecidos da glândula salivar. Normalmente ocorre em adultos e origina-se de glândulas salivares maiores ou menores.

O adenoma pleomórfico foi o mais comum dos tumores benignos (83%), enquanto o carcinoma adenoide cístico prevaleceu entre os malignos (60%).

Instruções de Coleta: Cortisol: A amostra de saliva deve ser colhida em um dispositivo Salivette. Retire o cotonete de coleta do respectivo tubo e mastigue cuidadosamente durante cerca de 2 minutos para que o algodão fique totalmente saturado com saliva. Coloque novamente o cotonete no respectivo tubo e tape-o.

Teste de cortisol salivar: avalia o conteúdo de cortisol na saliva, que ajuda a diagnosticar estresse crônico ou diabetes; Teste de cortisol urinário: mede a quantidade de cortisol livre na urina, uma amostra de urina deve ser coletada por 24 horas.