Qual o médico que cuida da coordenação motora?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O neurologista trata de doenças neurológicas que acometem o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos, causando prejuízos para a coordenação motora, força muscular, movimentos e sensibilidade do corpo ou cursando com perda da consciência, crises convulsivas, cefaléias, entre outros sintomas.

Marchar é um exercício perfeito de coordenação motora, pois os braços fazem o movimento contrário ao das pernas. Outras boas opções são andar em linha reta ou em ziguezague.

Dentre os profissionais envolvidos na atenção à criança que apresenta déficit na coordenação motora, destaca-se o Terapeuta Ocupacional.

A coordenação motora deve ser trabalhada de forma crescente
Vários exercícios físicos podem ser bastante importantes para o desenvolvimento das habilidades motoras, mas eles devem ser treinados de forma gradual para acompanhar a evolução do condicionamento físico do praticante.

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.

A Dispraxia, ou Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), é um problema comum que ocorre na coordenação motora fina e grossa em crianças e adultos. Dificuldades de coordenação afetam a participação e o funcionamento das habilidades da vida diária na educação e no trabalho.

– Fatores emocionais: o estresse, a ansiedade, a depressão e outras questões emocionais podem afetar o desenvolvimento da coordenação motora fina, já que esses fatores podem influenciar a atenção, a concentração e a memória.

As consequências do não desenvolvimento da coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

A resposta é sim. O TDAH afeta o desenvolvimento psicomotor da criança, sobretudo as seguintes áreas: o Equilíbrio, a Noção Espaço-temporal e o Esquema Corporal. Nesses casos de comorbidades no TDAH, o terapeuta procura trabalhar todos os métodos para diminuir os déficits que são observados nos pequenos.

Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

O termo TDC é usado para se referir às dificuldades nas habilidades motoras, não pela falta de prática ou de experiência motora, por outros transtornos ou deficiências de ordem intelectual, sensorial primária ou neurológica. O transtorno pode comprometer o desempenho nas tarefas escolares e na socialização.

A desordem motora se expressa de várias formas. Algumas crianças apresentam-na em todas as habilidades motoras, e até mesmo a fala não é clara nem fluente. Outras a apresentam de forma mais específica, por exemplo, em atividades que exigem destreza manual: escrever, cortar com tesoura, ou usar garfo e faca.

Variar a posição dos braços de abertos ao lado do corpo para cima da cabeça; Praticar exercícios de degraus, começando com alturas pequenas e aumentando progressivamente a altura; Saltar objetos, pular corda e saltar de um banco pequeno, tentando manter o equilíbrio.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

A coordenação visomotora é uma habilidade que utiliza importantes sistemas relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, ela envolve a percepção visual e coordenação olho-mão. A estimulação dessa habilidade irá auxiliar no processo de aprendizagem escrita da criança.