Qual o médico pode prescrever?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Conforme disposto no item 5.17.1 do Anexo da RDC 67/2007, redação dada pela RDC 87/2008, somente os profissionais legalmente habilitados, respeitando os códigos de seus respectivos conselhos profissionais, podem realizar a prescrição de medicamentos.

De acordo com a Portaria MS nº. 1625 de 10 de julho de 2007, os profissionais de saúde legalmente habilitados para prescrever são médicos, médicos-veterinários e cirurgiões-dentistas.

A prescrição de antibióticos deve ser feita somente por profissionais legalmente habilitados, como médicos, dentistas, médicos veterinários e em alguns casos, enfermeiros. O processo deve ser aplicado em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde.

Quem pode prescrever esse medicamento? Qualquer especialidade médica pode prescrever ao paciente o uso do antidepressivo – desde que diagnosticada a necessidade. Além do psiquiatra, o uso do medicamento pode ser indicado por cardiologista, geriatra, endocrinologista, neurologista, reumatologista, entre outros.

Com a promessa de aliviar as pressões e as ansiedades cotidianas, psiquiatras e médicos em geral receitam o remédio tarja preta, ou seja, que pode causar dependência física e psíquica, mesmo que o paciente não apresente um caso clínico de ansiedade.

Hoje, qualquer médico receita a medicação, independente da especialidade.” Por meio de nota, a Roche, fabricante do Rivotril, esclareceu que o medicamento só pode ser prescrito por médicos, com receita retida e controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Médicos clínicos gerais podem tratar doenças como obesidade; hipertensão; diabetes; osteoporose; deficiência de vitaminas; sensação de cansaço e fadiga e infecções e poderão acompanhar o paciente ao longo da vida. Na Medcenter você pode agendar uma consulta com o clínico geral para a mesma semana.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.

A medicação Diazepam só pode ser adquirida com uma receita prescrita por um profissional de saúde, especificamente um médico. Apenas o seu médico pode avaliar a necessidade do uso desse medicamento e prescrevê-lo na dosagem necessária, pelo período necessário.

Em hipótese alguma o psicólogo pode prescrever ou receitar algum medicamento. Isto é uma função exclusiva do médico.

As regras são estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uma correta prescrição médica. Somente profissionais habilitados podem prescrever medicamentos: médicos, cirurgiões dentistas e médicos veterinários.

de acordo com os especialistas, os entraves ao acesso à morfina pelos doentes com câncer começam com a obtenção do receituário amarelo tipo A – espe- cífico para esse tipo de medicação – pelos médicos. Para consegui-lo, o profissional deve ir pessoalmente à Secretaria Estadual de Saúde para fazer um cadastro.

Cofen reafirma autonomia do enfermeiro na prescrição de medicamentos e exames. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou parecer que reforça a legalidade do enfermeiro na prescrição de medicamentos e exames laboratoriais e complementares na Atenção Básica, mediante protocolo.

Segundo o despacho do Ministério Público, “pode-se dizer que os fisioterapeutas podem prescrever medicamentos, inclusive não fitoterápicos, desde que observadas as normatizações estabelecidas pelo COFFITO a respeito da temática e, claro, a legislação pertinente, pois, se não observados, e a depender da conduta ...

A validade da receita de sertralina é de 30 dias, e a quantidade prescrita não deve superar o suficiente para 60 dias de tratamento. Para se obter a primeira receita, é preciso passar pela avaliação de um psiquiatra. Portanto, o paciente precisa passar por uma consulta presencial ou por telemedicina.

O psiquiatra é o médico que trata de transtornos mentais e tem a medicação como principal ferramenta. Esse profissional observa sinais dos pacientes e reclamações que eles trazem para dar um diagnóstico e, assim, buscar o tratamento mais adequado.

O psiquiatra é o único capacitado para prescrever uma medicação, mas isso não exclui o fato de que ele pode ouvir o paciente. Em geral, ele trata as pessoas que passam por algum transtorno, mas não necessariamente ele passa alguma medicação. Já o psicólogo é o profissional que resolveu cursar psicologia.

Um psiquiatra é o médico mais capacitado para tratar a insônia. Ele prescreverá medicamentos que auxiliem o paciente a entrar em um estado de relaxamento maior e conseguir dormir.

Tarja preta: são medicamentos que precisam de controle maior para serem comercializados. Geralmente, são fármacos que afetam o sistema nervoso central, podendo causar dependência ou levar à morte e que só podem ser adquiridos mediante apresentação de prescrição médica que deve ser retida com o farmacêutico.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia.

Em geral, a especialidade do profissional responsável pela receita de alprazolam é a psiquiatria. A receita tem validade de 30 dias a partir da data de prescrição.