Qual o medicamento que substitui o Gardenal?

Perguntado por: esantos2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Medicamento de Referência: Gardenal

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
GardenalfenobarbitalCarbital
GardenalfenobarbitalFarmanguinhos -fenobarbital
GardenalfenobarbitalFenocris
GardenalfenobarbitalFenocris

Mais buscados

  • Combodart.
  • Androgel.
  • arcoxia.
  • Novanlo.

Comum: sonolência (dificuldade em acordar e às vezes, dificuldade para falar); distúrbio cognitivo, comprometimento da memória; Incomum: coordenação anormal e distúrbios do equilíbrio; Rara: distúrbio da atenção; Desconhecida: amnésia, discinesia (movimentos involuntários anormais do corpo).

O valproato ou vigabatrina é preferido, seguido pelo clonazepam.

Os remédios mais populares para o tratamento são carbamazepina, fenitoina, hidantal, valproato, fenobarbital, lamotrigina entre outros. Consulte seu neurologista para esclarecer mais sobre epilepsia e cada medicação.

Não há diferença. O Depakene é o nome comercial do ácido valpróico. São apenas doses diferentes da mesma medicação.

Olá meu marido teve 2 crises convulsivas na segunda ganhou tratamento com Gardenal, está tomando faz um mês, minha duvida é se mesmo tomando o Gardenal ele tem chances de ter outra crise? Sim algumas pessoas com crises convulsivas, mesmo em uso deste tipo de medicação, podem repetir estas crises.

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal
A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Hidantal Eh o nome comercial de referência. Os genéricos são fenitoina e difenilhidantoína.

A ação do ácido valpróico é basicamente a inibição do Sistema Nervoso Central (SNC). Isso serve para diminuir a atividade elétrica, o que por sua vez faz com que as chances de crises convulsivas (e de mania) também caiam.

Valproato de Sódio Prati-Donaduzzi 50mg/mL, caixa com 50 frascos com 100mL de xarope + 50 copos medidores (embalagem hospitalar)

O uso do Gardenal a longo prazo pode causar problemas no fígado, por isso é necessário fazer um acompanhamento de exames periódicos do fígado.

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Gardenal são sonolência, dificuldade para acordar, dificuldade para falar, amnésia, falta de concentração, problemas de coordenação e equilíbrio, alterações no comportamento, reações alérgicas cutâneas, distúrbios de fígado, distúrbios músculo- ...

Ação esperada do medicamento: GARDENAL® é um medicamento que age no sistema nervoso central, utilizado para prevenir o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.

De acordo com a medicina popular, o chá de valeriana acalma o sistema nervoso e, por isso, pode ajudar no controle das crises. Para fazer o chá é preciso 1 colher (sopa) de valeriana para cada copo de água filtrada.

Os pacientes não podem ingerir frutas ou legumes ricos em amido; pães, massas ou grãos; ou fontes de açúcares simples. A preparação de alimentos deve ser cuidadosa, prestando muita atenção na seleção, pesagem e cozimento de cada refeição ou componente dietético.

Carbamazepina, em monoterapia, é eficaz, sendo agente de primeira escolha em crises parciais simples e complexas e nas generalizadas tônico-clônicas secundárias a uma descarga focal.

Foi apresentado no Senado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) o PL 2.472/2022, que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças dispensadas do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade, concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Adotar hábitos mais saudáveis, como a prática de atividade física segura, alimentação saudável, aumento da ingestão de água, aumento das horas de sono e meditação, yoga ou relaxamento, podem ajudar a diminuir o impacto emocional de situações sobre as quais não temos controle.

Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir casos futuros de crise epiléptica.

DEPAKENE® (ácido valpróico/valproato de sódio) está indicado como único medicamento ou junto com outros medicamentos, no tratamento de pacientes com crises epiléticas parciais complexas que ocorrem de forma isolada, ou com outros tipos de crises.