Qual o medicamento para mastite em cadelas?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Se for por etiologia bacteriana, antibióticos de amplo espectro podem ser utilizados. Aplique compressas quentes na área afetada. O uso de compressas quentes para a infecção vai ajudar a reduzir o inchaço. Além disso, o calor deve proporcionar alívio para a sua cadela.

Tratamento da mastite
A terapia inicial consiste em tratar a dor e o edema com compressas frias e analgésicos, como paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno.

Quais são os tratamentos para a mastite?

  1. Descansar e ingerir água;
  2. Continuar a amamentar;
  3. Começar a amamentação pela mama dolorida;
  4. Massagear os seios para evitar obstruções no canal por onde o leite passa;
  5. Evitar a depilar ao redar dos mamilos.

O antimastítico Ciprolactambém é recomendado no tratamento das mastites agudas ou crônicas dos bovinos em lactação.

Embora, inicialmente, possa parecer para o tutor que se trata de um problema simples, se não for tratada, a mastite em cães pode evoluir e até levar o animal a óbito. Por isso, ao ver o cachorro com mama inchada, é preciso procurar um médico-veterinário.

Entre as opções de anti-inflamatórios para cães disponíveis em lojas como a Petz estão: Trocoxil®, Rimadyl®, Previcox®, Carproflan®, Flamavet®, entre outros. Nunca dê medicamentos sem prescrição. Em alguns casos, é possível que o veterinário recomende o uso de medicamento vendido em farmácias convencionais.

Nunca ofereça remédios humanos e sem prescrição de um médico veterinário. Esses medicamentos podem ser tóxicos para animais e até levar ao óbito.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Infecções de mama são tratadas com antibióticos tais como dicloxacilina, cefalexina, clindamicina ou, às vezes, eritromicina. A dor e o inchaço são controlados com compressas frias e analgésicos tais como paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), inclusive ibuprofeno.

Regra geral, o tratamento da mastite consiste em medicamentos para aliviar os sintomas causados pela inflamação, nomeadamente analgésicos e anti-inflamatórios, como o paracetamol ou ibuprofeno, podendo, no entanto, haver necessidade de recorrer a um antibiótico, caso o processo inflamatório tenha evoluído para infeção.

Mastite nos cães: quando é necessário ir ao veterinário? Tanto durante a gravidez como durante o período de amamentação, as condições de saúde da cadela e dos cachorros devem ser monitorizadas rigorosamente todos os dias. Portanto, é fundamental verificar a temperatura e as mamas uma vez por dia.

A mastite geralmente atinge apenas uma mama e os sintomas evoluem em até dois dias. A inflamação e infecção nas mamas são problemas que geram extremo desconforto, mas a boa notícia é que mastite tem cura e deve ter o tratamento iniciado o mais breve possível para controlar o incômodo e evitar o agravamento do quadro.

500-1000mg, VO, 6/6 horas, OU Ibuprofeno, 200 - 800mg, 6/6 horas. Em caso de mastite infecciosa, iniciar antibioticoterapia: Amoxicilina, 500mg, VO, 8/8 horas por 10 dias, OU Amoxicilina + Ácido Clavulânico, 500mg/125mg, VO, 8/8 horas por 10 dias, OU Cefalexina, 500mg, VO, 6/6 horas por 10 dias.

Em cadelas a mastite pode ocorre após episódios de pseudociese ou parto (1,4-7), geralmente relacionada à perda da ninhada, produção láctea excessiva em relação ao tamanho da ninhada ou falta de higiene.