Qual o mecanismo de ação da terbinafina?

Perguntado por: ijordao3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A terbinafina interfere especificamente em uma etapa inicial da biossíntese dos esteróis fúngicos que acarreta deficiência de ergosterol e acúmulo intracelular de esqualeno, resultando em morte da célula fúngica. A terbinafina age por inibição da esqualeno-epoxidase na membrana celular fúngica.

A terbinafina age por inibição da esqualeno-epoxidase na membrana celular fúngica. A enzima esqualeno-epoxidase não está vinculada ao sistema do citocromo P450. Farmacodinâmica: Quando administrado por via oral, a terbinafina acumula-se na pele, nos cabelos e nas unhas, em níveis associados à atividade fungicida.

A terbinafina age por inibição da esqualeno- epoxidase na membrana da célula fúngica. A enzima esqualeno-epoxidase não está vinculada ao sistema do citocromo P450. Quando administrado por via oral, o fármaco concentra-se na pele, nos cabelos e nas unhas, em níveis associados à atividade fungicida.

Medicamentos Similares do Cloridrato de Terbinafina

  • Funtyl Creme 10mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico. Similar. ...
  • Micosil 10mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico. Similar. ...
  • Tertop 250mg, caixa com 14 comprimidos. Similar. ...
  • Tertop 250mg, caixa com 28 comprimidos. Similar.

Terbinafina oral, 250 mg/dia, administrado na principal refeição, durante 7 dias a cada mês, durante 6 meses.

Comprimido. Cloridrato de Terbinafina oral deve ser usado por via oral com água. Ele deve ser tomado preferencialmente no mesmo horário todos os dias, com o estômago vazio ou após uma refeição.

O esmalte de Fluconazol em associação com a Terbinafina recupera as unhas afetadas eliminando o gungo causador das manchas e deformações nas unhas. O uso é rápido e fácil, usa-se como esmalte comum, e tem alta absorção.

A partir dos estudos encontrados concluímos que o uso da Terbinafina por via oral no tratamento das onicomicoses de longa data é superior ao uso de Itraconazol por via oral.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

LAMISIL ( Cloridrato de Terbinafina) | BulasMed.

A dose usual é de um comprimido de 250 mg, uma vez ao dia. Quando tomar este medicamento? Tomando este medicamento no mesmo horário a cada dia vai ajudar você a lembrar de quando tomar o seu medicamento. Este medicamento pode ser tomado com o estômago vazio ou depois de uma refeição.

O cloridrato de terbinafina comprimidos é um medicamento indicado para:- Onicomicose (infecção fúngica da unha) causada por fungos dermatófitos;- Tinea capitis (infecção fúngica do couro cabeludo);- Infecções fúngicas da pele para o tratamento de tinea corporis, tinea cruris, tinea pedis; infecções cutâneas causadas ...

Tratamento da micose
Normalmente, o tratamento consiste no uso de remédios por via oral, bem como o uso de esmaltes, cremes e loções antifúngicas diretamente no local. É um tratamento longo, que demanda disciplina e paciência, podendo durar de 6 meses a 1 ano, de acordo com o crescimento da unha.

Geralmente 2 a 4 semanas.

Quando administrado pela boca (via oral), a terbinafina chega ao local da infecção em concentrações suficientemente fortes para matar os fungos ou parar seu crescimento. O cloridrato de terbinafina creme dermatológico é um antifúngico e funciona eliminando o fungo causador do problema de pele.

Já ouvi falar que não é permitido consumir bebida alcoólica durante o tratamento de micose quando se está tomando o medicamento antifúngico terbinafina. É verdade? Segundo a dermatologista Samantha Enande, o consumo de álcool é, de fato, contraindicado nessas situações.

Isto é típico das lesões causadas por fungos: o medicamento elimina o fungo, mas a lesão somente desaparece com o surgimento de uma pele saudável. Infecções nas unhas: as lesões de unhas desaparecem após 6 a 9 meses após o final do tratamento com itraconazol cápsulas, uma vez que o medicamento elimina apenas o fungo.

A griseofulvina (50 mg/kg/dia) foi eficaz em 100 por cento dos casos, sem acarretar efeitos colaterais, com média de tempo para cura de 41 dias. Já a terbinafina na dose de cinco mg kg-1 dia-1 apresentou eficácia de 81,8 por cento, sem induzir efeitos colaterais e com êxito terapêutico em 21 dias.

Venda sob prescrição médica. Medicamento Genérico – Lei N.º 9.787/99.