Qual o MBTI de protagonista?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

ENFJ, também conhecido como personalidade doador ou protagonista, é um dos 16 diferentes tipos de personalidade identificados pelo Myers-Briggs Type Indicator ou Indicador de Tipos de Personalidades Myers-Briggs® (MBTI®). Alguns outros tipos são conhecidos pelas siglas ESFJ, ENFP, INFP, ISFJ e INTP.

Protagonistas são líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Formando cerca de dois por cento da população, essas personalidades são muitas vezes nossos políticos, nossos treinadores e nossos professores, estendendo a mão e inspirando outros para conseguir e fazer o bem no mundo.

ENFJ, de Extroversão, iNtuição, Sentimento(Feeling), Julgamento, é um dos tipos de personalidade definidos pelo psiquiatra Carl Gustav Jung. De acordo com a frequência, de população dos Estados Unidos, há em cerca de 2,45% da população com esse tipo de personalidade. Faz parte do temperamento Idealista.

ESFP

ESFP – Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo
Frequentemente vistas como "artistas", as pessoas que têm a personalidade do tipo ESFP são extrovertidas, amigáveis e generosas. Gostam de ficar perto de outras pessoas, espalhando entusiasmo e alegria em casa e no trabalho.

Entre os mais comuns, figuram três personalidades: ISFJ (Defensor) e ISTJ (Logístico) com cerca de 13% da população cada, além de ESFJ (Cônsul) e ESTJ (Executivo), 12% e 11%, respectivamente.

Quais tipos de personalidade MBTI têm mais/menos sucesso no amor? Por quê? Creio que sejam os NFs: INFP, INFJ, ENFP, ENFJ; que tenham mais facilidade e consequentemente mais sucesso no amor, por serem guiados pelo sentimento e intuição, que os deixam romanticos.

A personalidade ENFJ, também denominada de personalidade “doadora” ou “protagonista”, é um dos 16 tipos classificados pelo indicador Myers-Briggs (MBTI). Se você fez o teste e descobriu que esse é o seu perfil, vale a pena entender um pouco mais sobre suas características, pontos fortes, e desafios.

Qual é o tipo psicológico do Coringa, segundo o MBTI? ENTP.

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

INFJ é um tipo psicológico da teoria MBTI.
Esse tipo é considerado a personalidade mais rara entre todos os outros tipos, dentro das tipologias de Jung. Descobrir o seu tipo de personalidade poderá ajuda-lo em diversas áreas da sua vida.

Segundo estudiosos do teste MBTI, as personalidades mais comuns são Defensor (ISFJ) e Logístico (ISTJ). Ambas presentes em cerca de 13% da população. Já a personalidade mais rara é o Advogado (INFJ), encontrado em menos de 2% da população mundial. Em seguida está o Arquiteto (INTJ), presente em apenas 2% da população.

Assim, o ENFJ pode ser especialmente vulnerável à idealização de relacionamentos interpessoais, elevando-os a planos que raramente podem se sustentar na realidade. Por causa dessa tendência de desejar relacionamentos interpessoais ideais, você pode, sem querer, sufocar os outros.

Segundo informações da The Myers-Briggs Company, a personalidade de Comandante – que é a combinação dos critérios E (extroversão), N (intuição), T (racionalidade) e J (juízo) – é a mais rara do mundo. Normalmente ela está presente em somente 1,8% da população.

Entre os ENFJ são famosos o político Barack Obama, o líder sul-africano Nelson Mandela, o papa João Paulo II, a atriz Jennifer Lawrence, o ator Morgan Freeman, a atriz Emma Stone, a empresária Oprah Winfrey, o cantor Bono Vox, o cantor Freddie Mercury, a cantora Demi Lovato, o jogador Cristiano Ronaldo e o historiador ...

Curinga: ISFJ. Você ama os tipos tímidos, calmos e doces. Extremamente engenhoso, você pode se sentir atraído por alguém de quem pode cuidar, e o tipo mais sensível do MBTI pode ser o caso.

INFJs são os mais empáticos de todos os tipos de personalidade de Myers-Briggs Type Indicator®.

Já notei que apesar do alto índice de introversão nesses 4 tipos, os INTPs são realmente os mais introvertidos e antisociais, mas que ainda assim precisam passar parte de seu tempo interagindo com outras pessoas.