Qual o máximo que um ser humano pode viver?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

150 anos

Um estudo sugeriu que o tempo de recuperação do corpo humano dobra a cada 15 anos – portanto, uma contusão que levou uma semana para cicatrizar aos 40 anos pode levar duas semanas aos 55 anos.

Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira é de 72,5 anos, sendo que as mulheres vivem, em média, 76 anos e os homens, 69 anos. Confira os países que apresentam as maiores e as menores expectativas de vida do planeta.

Cientistas, que pesquisam o assunto, afirmam que a nossa expectativa de vida pode chegar a esta idade, sim. Para eles, o ser humano ainda não atingiu o limite máximo de longevidade o que, portanto, vai aumentar.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

Hoje, eles registram que a pessoa mais velha do planeta é a espanhola Maria Branyas Morera, que fez 116 anos em março. Recentemente, descobriu-se uma brasileira, do Rio de Janeiro, com 118, ainda não verificada pelo portal: Deolira Gliceria Pedro da Silva.

A ideia é de que depois de uma certa idade o risco de morte se estabiliza em 50% para viver ou morrer. A pesquisa considera aceitável que humanos possam viver até pelo menos os 130 anos e fica implícito que não há um limite para a expectativa de vida.

É possível mensurar a sua expectativa de vida por meio de uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo site “Living to 100”. A chamada “Calculadora da Expectativa de Vida” faz uma estimativa de quantos anos a pessoa viverá e com qual idade ela poderá morrer.

5 países com a menor expectativa de vida: 1- Lesoto (48,86 anos) 2- República centro-africana (51,04 anos) 3- Afeganistão (52,72 anos) 4- Suazilândia (53,88 anos) 5- Somália (54,1 anos) 4 dos 5 localizam-se na África e essa expectativa deve-se a péssima qualidade de vida e doenças incuráveis, como a AIDS.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.

6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

  1. 1 – Não se aposente tão cedo. ...
  2. 2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se. ...
  3. 3 – Livre-se do excesso de peso. ...
  4. 4 – Não siga tudo o que seu médico diz. ...
  5. 5 – Movimente-se. ...
  6. 6 – Planeje-se.

Segundo o novo projeto sobre a longevidade humana, publicado em 30 de junho na Demographic Research, o número de “supercentenários” – pessoas que vivem até os 110 anos ou mais – provavelmente continuará a aumentar lentamente até 2100. As estimativas, de acordo com a pesquisa, é de vida útil de 125 ou até 130 anos.

Longevidade: 7 dicas para viver mais e melhor

  1. Mantenha uma alimentação saudável.
  2. Pratique atividades físicas.
  3. Tenha uma vida social ativa.
  4. Abandone o cigarro.
  5. Controle o estresse.
  6. Tome as vacinas.
  7. Fique em dia com os seus exames laboratoriais.
  8. Referências:

Jeanne Calment

A pessoa mais longeva da qual se tem registros, segundo o Gerontology Research Group, é a francesa Jeanne Calment, que faleceu aos 122 anos em 1997.

Se essa pergunta te surpreendeu, saiba que estudiosos acreditam que já nasceu o primeiro ser humano que vai chegar aos 200 anos de idade! Ainda, pesquisas entre a população madura da América Latina indicam que 21% acredita que será centenária.