Qual o máximo de magnitude de um terremoto?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Qual o valor mínimo e o máximo da Escala Richter? Teoricamente, a Escala Richter inicia-se no valor zero e vai até o infinito, mas nunca foram registrados tremores de terra superiores aos dez graus de magnitude no planeta.

Abalos sísmicos com intensidade que oscila entre 8 e 8,5 graus na escala Richter configura como de grande magnitude, seus efeitos destroem pontes e praticamente todas as construções existentes.

O maior terremoto já registrado foi mensurado em 9,5 graus da Escala Richter. Ocorreu em 1960, na região chilena e ocasionou a morte de aproximadamente dois mil indivíduos, além dos incontáveis feridos, na casa dos milhares.

O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus.

No Brasil, também são registrados terremotos, porém de pequena intensidade. Em agosto de 2022, por exemplo, 8 tremores de terra foram registrados na costa do estado do Rio Grande do Norte. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3.7 e chegou a ser sentido pela população.

Geralmente os terremotos causam grandes destruições, podemos destacar o que ocorreu no Chile, em 1960, e outro no Alasca, em 1964, como os piores terremotos da história. Os terremotos são desencadeados por falhas geológicas, atividades vulcânicas e pela colisão entre placas tectônicas.

Quais foram os 5 maiores terremotos da história?

  • Terremoto do Chile, em 1960.
  • Terremoto do Alasca, em 1964.
  • Terremoto da Sumatra, em 2004.
  • Terremoto de Tohoku, em 2011.
  • Terremoto de Kamchatka, em 1952.

Pelo critério de número de vítimas fatais, o terremoto de 2010 no Haiti ainda é o mais mortal na lista da USGS (apesar de não estar entre os mais intensos): deixou 316 mil mortos. Confira, a seguir, a lista dos cinco maiores terremotos já registrados, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

É possível prever terremotos? Não. Cientistas não podem prever terremotos, apenas calcular a probabilidade de ocorrência de um tremor significativo em uma área específica dentro de um determinado número de anos.

O terremoto acontece, quase sempre, sem aviso prévio. Primeiro, surge um barulho abafado, como o de um trem se movimentando debaixo da terra. Depois, o chão começa a sacudir. Na maioria das vezes, a turbulência dura poucos segundos e causa, no máximo, um susto.

As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia por volta de 13h30 no horário local (07h30 no horário de Brasília).

Charles Francis Richter – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tremores como o registrado no litoral e no interior de São Paulo ocorrem em locais considerados instáveis. Publicado em 16 de junho de 2023 às, 12h34. Um terremoto registrado no litoral e no interior de São Paulo, nesta sexta-feira, chamou a atenção de todo o Brasil para a ocorrência do fenômeno no país.

Os 5 maiores terremotos do Brasil

  1. Terremoto de Porto dos Gaúchos. Magnitude: 6.6.
  2. Terremoto Acre/Amazonas. Magnitude: 6.1. ...
  3. Terremoto de São Paulo. Magnitude: 5.2. ...
  4. Terremoto de Pacajus. Magnitude: 5.2. ...
  5. Terremoto de João Câmara. Magnitude: 5.1. Localização: João Câmara, Rio Grande do Norte. ...

O professor explica que, como os brasileiros não são acostumados a esse fenômeno, um tremor de magnitude 4 na escala Richter já espanta quem o sente. Sand afirma ainda que algumas regiões no Brasil registram mais terremotos: os Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte e a região de Estrela do Norte, em Goiás.

30 de agosto de 2020

No dia 30 de agosto de 2020 foi registrado o terremoto mais recente em solo brasileiro, pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor teve 4,6 graus na escala Richter, não houve nenhum dano material sério ou morte.

Entre 1900 e 2020, o RSBR calcula que houve 2959 tremores de terra no Brasil. O mais forte neste período ocorreu em 1955, com magnitude de 6.8, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. O único que resultou em morte aconteceu na comunidade de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, em Minas Gerais.

2023) um novo terremoto na região da fronteira entre a Turquia e a Síria. Segundo o instituto norte-americano, o abalo sísmico teve magnitude de 6,3 e profundidade de 10 km.