Qual o material mais isolante térmico do mundo?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

Com o uso dos Forros com aplicação de manta térmica a temperatura interna do telhado pode ser reduzida em até 18ºC. Além de ser um ótimo aliado em dias de calor, faz toda a diferença em dias frios, pois mantém a temperatura interna do ambiente.

Os materiais para isolamento térmico mais usados nas paredes são a fibra de vidro, lã de rocha, lã de poliéster, perlita expandida e vidro celular. Para quem não quer investir uma grana alta, a lã de rocha é uma boa opção, pois tem custos mais baixos quando comparados com outros materiais.

A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

Atualmente, o isolamento térmico alta temperatura pode ser fornecido nas formas de mantas, módulos, placas, papéis, cordas e tecidos. Para lugares onde se exige mais maleabilidade, as mantas e módulos são o mais indicados por serem mais fáceis de aplicar.

As lãs de vidro e rocha, por serem fabricadas a partir de materiais pesados (vidro e rocha), possuem densidade (kg/m3) duas a três vezes maior do que a lã de PET. Apesar desta questão de densidade a manta de PET proporciona resultados semelhantes de isolamento termo acústico.

A camada de lã de rocha consegue um isolamento superior a 50 dB, ideal para evitar que conversas no cômodo contíguo sejam ouvidas, contra menos 40 dB da alvenaria comum.

61 decibéis

Quando associada à uma parede de alvenaria ou drywall, a lã de vidro pode isolar entre 38 e 61 decibéis, conforme a espessura do sistema e da manta.

Desvantagem do isopor
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.

de 30mm à 50mm

Nossas placas de isopor são a melhor opção em isolamento térmico, tanto do calor quanto do frio, sendo uma excelente opção para quem não possui ar condicionado ou mesmo para quem deseja diminuir o seu uso e economizar na conta de energia elétrica. Para essa utilização recomendamos espessura de 30mm à 50mm.

Além de bloquear a umidade, o poliestireno expandido é composto por 98% de ar. Exatamente por isso, o isopor consegue manter a temperatura interna dos espaços. Essa é uma das características mais buscadas por quem usa isopor.

Invista em paredes com proteção térmica
Uma excelente dica para combater as ilhas de calor é revestir internamente — e, se possível, externamente — as paredes que recebem mais incidência solar. Isso porque paredes de maior espessura isolam melhor a temperatura externa, mantendo o interior mais arejado.

Os principais isolantes utilizados na arquitetura sustentável são vidro, cortiça, lã de ovelha, celulose, madeira, palha, linho, cânhamo, madeira, argila e fibra de coco. Estes são utilizados para isolar telhados, terraços, varandas, paredes e pisos.

Para fazer um isolamento térmico exterior, a forma mais comum é através de painéis rígidos, como placas de EPS (Poliestireno Expandido). Essas placas devem ser fixadas na parte de fora da parede e a sua espessura varia conforme a necessidade de proteção térmica.

Apesar de ser um material incombustível (suporta temperaturas até 45°C quando associado a produtos resinados e 450°C junto a produtos sem resina), a lã de vidro possui menor resistência ao fogo, ou seja, não é ideal para ser utilizada sozinha como prevenção a incêndios, necessitando da combinação com outros materiais, ...

O PVC é um material indicado para a condução de água fria, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius.

Grafeno

Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.

Tungstênio: O tungstênio é um metal refratário cinza-aço ou branco-prateado. O tungstênio pode ser usado como metal base para uma liga ou como elemento de suporte. O tungstênio fornece altos níveis de dureza, alta resistência ao calor e alto ponto de fusão.

As Placas EPS (Isopor®) ISOPLAST são utilizadas em isolamento térmico de paredes, lajes e juntas de dilatação.

A manta de pet proporciona excelentes resultados de isolamento térmico e isolamento acústico, é muito mais leve e reduz os custos de transporte, pois pode ser compactado sem perder suas características originais, graças ao alto índice de resiliência.