Qual o material mais forte que o aço?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

São peças de carbono 200 vezes mais fortes que o aço.
...
Saiba quais são os 10 materiais mais resistentes do mundo

  • Seda de aranha. ...
  • Carbeto de silício. ...
  • Nano-Kevlar. ...
  • Diamante. ...
  • Nitreto de boro. ...
  • Lonsdaleíta. ...
  • Dyneema (UHMWPE)

O aço mais forte que existe é o tungstênio, o metal mais forte que é possível de ser encontrado na natureza. Talvez você nem nunca tenha ouvido esse nome, mas saiba que ele tem resistência à tração de 1.510 megapascais, e mesmo sendo forte boa parte da história da humanidade nem soube que ele existia.

O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.

O tungstênio é o metal mais duro do planeta. Trata-se de um metal de transição externa extremamente resistente à corrosão, sendo quatro vezes mais duro que o titânio e dez vezes mais resistente que o ouro 18 quilates.

Dentro do aço, o carbono, juntando-se com o ferro, forma um composto chamado carbeto de ferro (Fe3C), uma substância muito dura. Isso dá dureza ao aço, aumentando sua resistência mecânica.

DESCRIÇÃO. É um elemento químico representado pelo símbolo Ti, é um metal de transição de brilho prateado mais leve e mais resistente do que o aço, e quase tão resistente à corrosão quanto a platina.

Adamantium é uma liga metálica fictícia. É um metal raro, quase indestrutível, com o qual o esqueleto do personagem Wolverine, de X-Men, é revestido. A liga aparece ainda em outras obras de ficção, como o escudo do Capitão América, também feito de vibranium.

A dureza Vickers do titânio comercialmente puro varia entre 90 e 160 HV, enquanto a dureza de ligas de titânio termicamente tratadas varia entre 250 e 500 HV.

Quando mais duro o objeto testado, maior o valor na escala. Um diamante na natureza, por exemplo, tem entre 70 a 100 GPa de dureza. Aço maciço tem cerca de 9 GPa. Obviamente, o Q-Carbon não está sozinho no páreo nessa disputa.

Pesquisadores encontraram um jeito de aproveitar o Carbono-14, junto com um pequeno pedaço de diamante sintético para construir a bateria, o Carbono-14 tem uma duração de 5.730 anos, e um diamante dura para sempre.

Grafeno. Grafeno consiste de uma única camada atômica de carbono, disposta em uma estrutura em favo de mel. Em sua forma perfeita cristalina, o grafeno é o material mais forte já medido.

Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes. Batizado de lonsdaleíta, o mineral tem sido teorizado há anos, mas somente agora foi confirmado em um meteorito caído na África.

O diamante é a pedra mais dura que conhecemos. Só pode ser riscada por um outro diamante. Mas isso não significa que não possam se quebrar. Diamantes quebram, sim.

O ouro é o mais maleável e o mais dúctil dos metais. Com 1 g desse metal, podem-se obter até 2.000 m de fio ou lâminas de 0,96 m² e apenas 0,0001 mm de espessura.

Microlattice. Este é o nome de um novo metal, que promete revolucionar a indústria de tecnologia, design e construção. A Boeing, gigante da aviação, desenvolveu o produto em seu laboratório, o HRL e ele foi reconhecido há poucas semanas, pelo Livro dos Recordes, como o metal mais leve do mundo.

Aço inox. Esta opção é a mais indicada para itens com uso maior, inclusive durante o dia a dia, como facas, por exemplo. Além de sua alta durabilidade, esse material tem excelente resistência a processos de corrosão.

Trabalhar com um material 10 vezes mais leve do que o aço - mas 20 vezes mais resistente - é um sonho de qualquer engenheiro, e que logo poderá se tornar realidade.

O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono. Já o aço inox é formado por elementos como ferro, carbono, titânio e cromo, e a diferença na composição faz com que o segundo tenha mais força e dureza.