Qual o material de parafuso mais resistente?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

parafusos de aço

Qual o tipo de parafuso mais resistente? Os parafusos de aço com rosca são um dos mais resistentes. Isso por serem projetados para suportar cargas e forças maiores do que outros tipos, tornando-os ideais para aplicações que exigem alta resistência e fixações maiores.

aço inox

Por isso, na hora de escolher o tipo de parafuso o material do qual ele é feito é tão relevante quanto à qualidade dos outros produtos utilizados na hora. O material que proporciona maior resistência e acabamento em todos os aspectos, sendo o mais indicado para instalações com vidro, é o aço inox.

Os Parafusos Inox são identificados pela família de aços que contém no mínimo 10,5% de cromo, garantindo elevada resistência à oxidação.

Grafeno

Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.

grafeno

Material mais resistente do mundo
O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.

O tipo de parafuso mais resistente leva em conta também o material de fabricação do parafuso. Por exemplo, os parafusos de aço com rosca, normalmente são um dos tipos de fixadores mais resistentes do mercado, podendo, inclusive, suportar até 2 toneladas de peso.

Como você já sabe, os parafusos têm classificações de resistência que indicam as peças ideais para cada tipo de aplicação. Na indústria em geral, por exemplo, os parafusos mais utilizados são das classes 4.8, 5.8, 8.8, 10.9 e 12.9.

Para escolher o parafuso ideal é preciso prestar atenção em algumas características

  1. Modelo. Qual é o tipo de parafuso que precisa? Parafuso para madeira? ...
  2. Tipo de Cabeça. Qual é a cabeça deste parafuso? ...
  3. Rosca / Passo. Qual é o tipo de rosca solicitado? ...
  4. Material.
  5. Banho / Acabamento. Qual será o acabamento deste parafuso?

Mesmo com a grande resistência dos dois materiais, o aço inoxidável se sobressai ao ferro comercial, devido a adição de outros metais com maior resistência a sua liga. Devido ao alto grau de corrosão do ferro, o mesmo necessita de um acabamento final, como a pintura e vernizes para prevenir e evitar a ferrugem.

O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.

Para começo de conversa, o aço é uma liga de ferro unida a outros elementos químicos — como o carbono — que melhoram sua propriedade mecânica, como a resistência à tração e à torção. Por isso, quando alguém lhe perguntar “aço ou ferro, qual é mais resistente", você pode responder com tranquilidade: o aço.

Os parafusos com classes de resistência 4.8, 5.8 e 6.8 normalmente são confeccionados com aço de baixo ou médio carbono. Já os parafusos com classes de resistência 8.8, 10.9 e 12.9 usam aço médio carbono ou aço ligado.

A ferrugem ou oxidação dos parafusos acontece devido ao contato do ferro com oxigênio e água. No caso dos parafusos, ainda, o processo de parafusar e desparafusar, ou a má aplicação desse fixador pode fazer com que seu revestimento seja danificado, e aí a ferrugem também acontece.

A dureza está entre as áreas em que o aço supera o titânio. O baixo número Brinell é uma das razões pelas quais o titânio é tão difícil de usinar. É comum ver ligas de titânio na indústria, pois vestígios de outros metais compensam o baixo dureza do material de titânio.

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

titânio

O titânio, embora mais caro e inacessível do que os outros dois, é outro metal que não oxida facilmente – tornando-o uma escolha popular para a indústria aeroespacial e de defesa, por exemplo. Ele é resistente à corrosão e à oxidação, mesmo em condições extremas, como alta temperatura e pressão.

Confira a lista dos metais mais resistentes do mundo

  • Osmio. Começaremos nossa jornada pelo metal conhecido como ósmio, um elemento químico extremamente raro e denso. ...
  • Tungstênio. O tungstênio é outro metal de destaque quando se trata de resistência. ...
  • Titânio. ...
  • Maraging. ...
  • Grafeno.

Cada vez mais as indústrias têm buscado plásticos mais resistentes a impactos. Por esse motivo, as propriedades mecânicas dos polímeros se destacam no mercado. Além de sua grande resistência à forças externas, são tolerantes à deformação e compressão.

O alumínio

O alumínio está no topo da lista de metais leves e resistentes. Trata-se de um metal versátil, usado em pisos, rampas, telhados, escadas, esquadrias, revestimento de paredes e uma infinidade de aplicações.

A classe ou grau de resistência tem a ver com as propriedades mecânicas do parafuso e é indicada através de números ou marcas em sua cabeça. Para parafusos com rosca métrica se utiliza o termo “classe” enquanto para parafusos com rosca polegada o termo correto é “grau”.