Qual o material da arte plumária?

Perguntado por: ubotelho5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A arte plumária é formada por obras de arte e artefatos feitos de penas. Ela é usada principalmente pelas culturas indígenas da América e Oceania.

A definição usual de arte plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas.

Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas, sementes, cipó, couros, ossos, casaca de coco, dentes, conchas, garras, etc.

Relativo a pluma ou feito de plumas (ex.: ornato plumário).

A plumária é a atividade artística mais evidente dos índios brasileiros. Ela apresenta características estéticas que têm criação singular, conectadas com ritos e celebrações culturais. Com uma variedade de formas e riqueza de cores, a plumagem dos pássaros constitui o principal material das peças.

As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Exemplos de arte plumária
Junto do 'ahu'ula, vestia-se o mahiole, um capacete feito com uma armação de madeira e penas das aves 'I'iwi e 'O'o. Na América do Norte, vale destacar os cocares confeccionados por diversas tribos.

A grande maioria de tribos indígenas desenvolvem também a cerâmica e a cestaria. Os cestos são, em sua grande maioria, produzidos a partir de folhas de palmeiras e usados para guardar alimentos. Já na cerâmica, são produzidos vasos (às vezes zoomóficos) e panelas através do barro modelado.

Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. O nome desses instrumentos pode variar de acordo com a tribo estudada. Os nomes adotados são encontrados na bibliografia já existente.

Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas.
...
As cores que mais aparecem são:

  • o vermelho, obtido do urucum;
  • o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem;
  • o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

Resposta. Pinturas indígenas apresentam a identidade de cada etnia. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão.

7) Quem era responsável pela arte plumária? R: Os principais responsáveis pela arte plumária eram os homens. 8) Porque deixaram de vender a arte plumária? R: Depois da lei 9.605/98, que proíbe a venda de materiais oriundos da fauna silvestre, a arte plumaria deixou de ser vendida.

A cerâmica indígena é usada normalmente para preparar e armazenar alimentos e a sua arte é impressionante. Na ilha de Marajó os Nuaruaques produzem cerâmica indígena há mais de 1500 anos, sendo considerada a que mais se desenvolveu. A cerâmica indígena é decorada com elaborados desenhos geométricos.

As tintas utilizadas nas pinturas pelos povos indígenas são produzidas a partir de frutos, como é o caso do fruto do urucuzeiro (uru- cum) e do fruto do jenipapeiro (jenipapo) e de outros elementos naturais como o carvão, a argila, e outros.

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.

Como fazer
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.