Qual o mal que o antidepressivo pode causar?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os antidepressivos mais modernos, apesar de apresentarem maior tolerância, ainda possuem reações colaterais. As mais comuns são os problemas gastrointestinais, cefaleia, falta de coordenação motora e alterações no sono e no nível de energia.

O antidepressivo, correctamente prescrito pelo médico, produz, em geral, um importante alívio da maioria dos sintomas depressivos, como a tristeza, a angústia, a lentificação, a diminuição da energia, a falta de concentração, o desinteresse, as alterações do sono e do apetite, e as ideias negativas (de culpa, de ...

Antidepressivos + antigripal (anfetamina)
Essa combinação pode gerar grande aumento da pressão, levando até a delírios.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Os chás para insônia e depressão são vários, mas os mais indicados são os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema.

  • Melissa ou cidreira. A erva-cidreira já é conhecida de muita gente e, como todo mundo sabe, possui um efeito calmante. ...
  • Camomila. ...
  • Alfazema.

Citalopram (Celexa®, Cipramil®, Cipram® Città®, Procimax®) O citalopram apresenta como principal característica o fato de ser o ISRS com menos efeitos colaterais de ordem sexual. Também parece ser o melhor antidepressivo desta classe para pacientes com quadros de ansiedade associado.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

«E, embora as pessoas não mudem de personalidade, podem ter alguns ajustamentos, ficam mais vulneráveis, menos confiantes e com um olhar pessimista perante a vida e, nesses casos, a depressão pode arrastar-se durante vários meses e, até, tornar-se crónica», alerta o especialista.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Sim, o medicamento pode piorar os sintomas já existentes, oriento a retornar no seu psiquiatra o quanto antes para informá-lo de seus efeitos colaterais, podendo assim fazer um diagnóstico mais preciso.

Se for apenas um dia de esqueceu de tomar não precisa se preocupar, pois não vai diminuir a eficácia do medicamento ou prejudicar o seu tratamento. O importante é que isso não seja uma rotina e você continue a usar a medicação normalmente no outro dia, não é necessário dobrar a dose para compensar o esquecimento.

Veja também: Abstinência de antidepressivos | Artigo
Essa descontinuação deve ser feita lentamente, por conta da farmacologia dessas medicações, já que essas são drogas que têm uma meia-vida muito curta, ou seja, elas permanecem no organismo por um tempo inferior a 24 horas.

Bom dia. Não, da maneira que está fazendo não causa prejuízos para o tratamento. Medicações que devem ser usadas mais de uma vez ao dia devem ter mais cuidado com os horários. No entanto, ter uma rotina de sempre tomar a medicação associada a alguma situação aumenta a chance de não esquecer.