Qual o mal que a losartana pode causar?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

A losartana causa efeitos colaterais? É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.

A farmacêutica Sanofi Medley solicitou, nessa semana, o recolhimento de medicamentos com losartana do mercado. A medida ocorreu por causa de uma possível presença de impurezas no remédio, que podem provocar mutações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer nas pessoas que usam a substância.

A interrupção do tratamento com a losartana sem a orientação médica correta pode levar a problemas graves, tais como episódios de hipertensão”, alertou a agência. Outra recomendação da Anvisa é que pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento atual devem conversar com seu médico ou farmacêutico.

Como o losartana bloqueia a ação do receptor dessa substância, ela é considerada como um medicamento de ação preventiva, pois, ao controlar a pressão, também previne o infarto e o AVC.

O pronunciamento faz parte de uma série de medidas que a agência vem adotando desde a descoberta da possibilidade da presença do azido na losartana, em setembro de 2021. A decisão, que pretende retirar de circulação os medicamentos com azido, foi tomada com base em novas descobertas sobre a presença das impurezas.

Para Hipertensão (Gratuitos):
Atenolol 25mg; Hidroclorotiazida 25mg; Losartana Potássica 50mg.

Diante da repercussão, foi divulgado que o recolhimento afeta todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássica 50 mg e 100 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

Losartana Potássica
1) Neo Química – 24.859.004 unidades vendidas. 5) Teuto Brasileiro – 10.386.335 unidades vendidas. 8) EMS Pharma – 8.825.891 unidades vendidas. 13) Medley – 7.109.684 unidades vendidas.

Sim! O medicamento pra pressão é de uso DIÁRIO.

A Anvisa determinou, esta semana, a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.

Os tratamentos com captopril e losartan foram capazes de reverter a HAP em animais Wistar e SHR, porém, o captopril se mostrou mais eficiente em normalizar esses parâmetros quando comparados ao losartan.

A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido à presença da impureza "azido" em concentração acima do limite de segurança aceitável.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Os cinco fármacos mais utilizados foram, em ordem descrente, hidroclorotiazida, losartana, captopril, enalapril e atenolol.

Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.

Uma opção eficaz para pacientes com quadros descontrolados da doença. Um novo medicamento para tratar a diabetes tipo 2 chega ao mercado nesta semana. Trata-se da semaglutida, pílulas que imitam o hormônio natural GLP-1, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2020.

O ARADOIS é o nome comercial da LOSARTANA fabricada pelo laboratório BIOLAB.

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta. Embora seu médico possa lhe dizer se o medicamento está agindo por meio da medida da sua pressão arterial, provavelmente você não notará diferenças ao tomar este medicamento.

A intoxicação pelo losartan pode provocar hipotensão, taquicardia, insuficiência renal e hipercalemia. É possível ter ácido úrico elevado mesmo com creatinina baixa.

A medicação Losartana não existe recomendação de fazer uso antes ou após a alimentação mas sempre recomendo fazer uso após uma refeição! O importante é sempre fazer acomodamento com um cardiologista!