Qual o mal com l?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

Mau é sinônimo de malvado, cruel, desumano, ruim, ordinário, imperfeito, malfeito, prejudicial, maligno, grosso, desagradável, incompetente, impróprio, inadequado, indisciplinado, desobediente, árduo, indecente, imoral, entre outros.

Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal. Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.

Ocorre que a palavra MALDADE veio para o português diretamente da palavra latina malitas, malitatis, que significava "ruindade", "mal", "dano". Pela evolução normal, segundo as leis fonéticas, o "malitate" do latim acabou dando MALDADE em português, mantendo o L, que já existia em latim.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Ser mau pode ser divertido também, se for feito da forma certa.
...
Relaxe de formas ruins.

  1. Jogue golfe e perca, depois culpe alguém. Repreenda alguém e reclame sobre a pessoa para o gerente. ...
  2. Vá relaxar em pistas de domingo em uma rodovia na hora do rush. Corte as pessoas no trânsito. ...
  3. Vá caçar.

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

bom, bondoso, benévolo, benevolente, generoso, caridoso, misericordioso, magnânimo, humano, clemente, piedoso, nobre, humanitário.

"Mal" não é masculino nem feminino; é um advérbio e é o contrário de "bem". Mau é masculino. Má é feminino.

Significado de Mal
substantivo masculino Contrário ao bem; que prejudica ou machuca: vivia desejando o mal aos outros; a falta de segurança é um mal que está presente em grandes cidades. Modo de agir ruim: o mal não dura muito. Aquilo que causa prejuízo: as pragas fazem mal à plantação.

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

Bom e Mau são adjetivos, ou seja, conferem qualidade aos substantivos, palavras que nomeiam seres e coisas. O emprego correto se dá em: “Ele é bom médico” e “Ele é mau aluno”.

Exemplo ruim, exemplo que não deve ser seguido. Ele é um mau exemplo para a turma, por isso foi convidado a ser retirar.

Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Maldoso”, por sua vez, segundo o dicionário “Houaiss”, deriva de “maldade”, termo ao qual se acresceu o sufixo “-oso” (de abundância). Assim, “maldade + oso”, por haplologia, resulta em “maldoso”, com o mesmo “l” de “maldade”, que veio do latim.

O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim.

Continuar lendo Foi mal ou foi mal?