Qual o mais antigo instrumento de localização?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis. Ela funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico.

Antes da criação do GPS, os instrumentos utilizados para localização na superfície terrestre já foram dos mais diversos, incluindo o astrolábio, utilizado nas grandes navegações e a bússola.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

Os historiadores não sabem ao certo quando a música surgiu na humanidade, mas consideram que o primeiro instrumento musical inventado foi a flauta - a mais antiga delas, encontrada por arqueólogos na Alemanha, provavelmente foi produzida há quase 82 mil anos.

Utilizando inteligência artificial e fórmulas matemáticas, o aparelho reconhece padrões e informa o tempo necessário para se percorrer o caminho. Por trás do GPS há um complexo sistema de satélites — 24, na verdade — que dialogam entre si e apontam as posições em milionésimos de segundo.

Bússola

Bússola é um instrumento muito antigo utilizado nas navegações e para a orientação.

Desde muito tempo, os homens se preocupam em coletar informações que possibilitem organizar a sua ocupação e localização no espaço. Já na Antiguidade, os navegadores faziam uso dos faróis para obterem informações sobre a sua posição nas águas.

1972

Trata-se de um sistema eletrônico de informação criado pelo exército norte-americano e que começou a ser usado por eles em 1972.

GPS, a bússola da era digital
Seja no celular, ou em pequenos aparelhos automotivos, a popularização do GPS tornou a orientação de rotas na primeira década do século XXI mais precisa, sendo empregado em diversos segmentos, desde o rastreamento de veículos à navegação tradicional.

Aquelas pessoas faziam diversas “leituras” do céu e criavam explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar. Também se orientavam pela observação do céu para guiar os processos de agricultura, caça, orientação espacial, orientação temporal etc.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são: o gnômon, a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS. (SE) e Sudoeste (SO). Bússola - Um dos mais importantes instrumentos da história, é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem.

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos.

OS PRINCIPAIS E MAIS CONHECIDOS, DENTRE ELES, SÃO A ROSA DOS VENTOS, A BÚSSOLA E, MAIS RECENTEMENTE, O GPS. NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE A ORIENTAÇÃO DAS PESSOAS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.

Confira abaixo os quatro instrumentos mais antigos.

  • Orquestra milenar. A música ajudou o Homo sapiens a desenvolver sua cultura.
  • FLAUTA. Idade – Entre 43 mil e 82 mil anos. ...
  • Apito. Idade – Entre 20 mil e 30 mil anos. ...
  • Harpa. Idade – Entre 3.000 e 3.500 anos. ...
  • Tambor. Idade – Entre 4.350 e 7.500 anos. ...
  • Veja também:

Cavaquinho
A origem de tal instrumento é portuguesa e chegou ao território nacional pelas mãos de colonizadores. Hoje, é essencial para a cultura do nosso país.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Um grupo de pesquisadores encontrou flautas feitas de osso de passarinhos e dentes de marfim de mamutes em uma caverna no sul da Alemanha e afirmou que os achados constituem os instrumentos musicais mais antigos do mundo.